Revista Educação Gráfica

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RECURSOS DIGITAIS E O PROCESSO PROJETUAL PAISAGÍSTICO / DIGITAL RESOURCES AND THE LANDSCAPE DESIGN PROCESS

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso de ferramentas computacionais no processo projetual de paisagismo. Pretende-se contribuir para o debate sobre a simbiose das ferramentas computacionais no ensino do projeto paisagístico. A metodologia adotada é de caráter exploratório e descritivo, consistindo nos seguintes procedimentos metodológicos: identificação de ferramentas computacionais que auxiliam na produção do projeto paisagístico, com registro de suas características operacionais e fundamentos; manipulação dos softwares para a criação de cenários virtuais; análise da adequabilidade de utilização dos programas em etapas distintas do processo de projeto; identificação de parâmetros para representação gráfica em paisagismo encontrado nos softwares. A pesquisa resultou na classificação dos recursos de representação gráfica de projeto paisagístico gerados pela manipulação dos softwares. Embora não seja possível firmar metódos rígidos e lineares sobre a escolha dos meios para cada etapa, ou mesmo afirmar que existe uma limitação no uso das ferramentas em algumas etapas, verificou-se uma gama de recursos que podem contribuir no processo de concepção projetual. Conclui-se que é pertinente observar como as ferramentas computacionais poderão desenvolver novas capacidades para usufruir das potencialidades disponibilizadas pela tecnologia.

Palavras-chaves: recursos digitais; projeto; paisagismo.

 

Abstract

The overall objective of this research is to analyze the use of computational tools in the landscape design process. It is intended to contribute to the discussion about the symbiosis of computer tools in the landscape design education. The methodology is exploratory and descriptive, consisting of the following methodological procedures: identification of computer tools that assist in the production of landscape design, registered its operating fundamentals and characteristics; manipulation of software for creating virtual; analysis of the suitability of use of programs at different stages of the design process; parameter identification for graphing in landscaping found in the software. The research resulted in a projective resource rating generated by manipulation of the software according to the design steps. Although you can not establish rigid and linear methods on the choice of resources for each step, or even to affirm that there is a limitation in using the tools in a few steps, there was a range of resources that can contribute to design process. It concludes that it is pertinent to note how computational tools can develop new capabilities to take advantage of the potential offered by technology.

Keywords: digital resources; design; landscaping.


 

Autores

Luciana Passos, Heitor de Andrade Silva e Camila Campos Fernandes

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