Revista Educação Gráfica

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REALIDADE VIRTUAL E A NOÇÃO DE PERSPECTIVA NO ENSINO DO DESENHO / VIRTUAL REALITY AND THE NOTION OF PERSPECTIVE IN DRAWING TEACHING

 

Resumo

Este texto aborda como a Realidade Virtual estabelece novos parâmetros para se pensar e trabalhar a questão da perspectiva quando comparado aos suportes bidimensionais mais tradicionais, como uma folha de papel ou tela. Aparatos tecnológicos como o Head-Mounted Display (HMD) permitem ao sujeito-interator se mover em um ambiente tridimensional virtual, bem como estabelecer novas relações com o ato de desenhar. Ao imergir no espaço-imagem digital, a sensação de presença favorece o desenvolvimento de diferentes estratégias buscando trabalhar a noção de perspectiva no ensino do desenho. Com o intuito de verificar perspectivas e potencialidades didáticas, foram estruturadas e realizadas duas oficinas experimentais. Os resultados preliminares, neste primeiro momento, qualitativos, validam a identificação da sensação de presença e de um design imersivo integrado à aplicação tecnológica como fatores relevantes no envolvimento e assimilação de conhecimentos atinentes ao ensino visual.

Palavras-chave: realidade virtual; desenho; perspectiva; design imersivo; HMD.

 

Abstract

This article discusses how Virtual Reality sets new parameters for thinking and working on perspective when compared to more traditional two-dimensional supports, such as a sheet of paper or screens. Technological devices such as the Head-Mounted Display (HMD) allow the interactor to move in a virtual three-dimensional environment, as well as to establish new relationships with the act of drawing. When immersed in the digital image space, the sense of presence favors the development of different strategies working with the notion of perspective in the teaching of drawing. In order to verify didactic perspectives and potentialities, two experimental workshops were structured. In this first moment, the qualitative results validate the identification of the sense of presence and an immersive design integrated with the technological application as relevant factors in the engagement and assimilation of knowledge related to visual teaching.

Keywords: virtual reality; drawing. Perspective; immersive design; HMD.

 

Autores

Rodrigo Crissiuma Figueiredo Ayabe, Marcos Mortensen Steagall e Sergio Nesteriuk

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