Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

Proposta de um recurso multimídia educativo para auxiliar o desenvolvimento da visão espacial

Resumo
Este artigo descreve um trabalho que apresenta o anteprojeto de um recurso multimídia educativo, chamado COLLIGO. Seu principal objetivo é auxiliar o desenvolvimento da visualização espacial através de exercícios de interpretação de vistas ortográficas. Estes exercícios são realizados utilizando-se um software de modelagem geométrica e visual. São oferecidas partes de um modelo que deverão ser montadas a partir das vistas ortográficas do modelo completo, também previamente fornecidas. Sendo um anteprojeto, constitui-se em um roteiro inicial, com ênfase nos aspectos pedagógicos, conteúdos e objetivos. Serve como uma apresentação para análise e sugestões de outros profissionais. Realiza a revisão de alguma bibliografia a respeito de sotware educativo e sobre a temática específica no recurso educacional multimídia: vistas ortográficas. Justifica como os exercícios de interpretação das referidas vistas pode auxiliar no desenvolvimento da visão espacial. Além disso, aborda a concepção de ensino construtivista e explica porque o recurso multimídia proposto está permeado por esta concepção.
Palavras-chaves: recurso multimídia educativo, projeções ortográficas, visualização espacial.

Abstract
This article describes a work that presents the preliminary sketch of an educational multimedia aid called COLLIGO.it´s main objective is to favour the development of spacial vizualization through exercises of spacial interpretation of orthographic profections. These exercises take advantage of a geometric and visual modelling software. Parts of a model are given and they should de assembled according to ortographic projections of the complete model, which are also supplied. As the work presents a preliminary sketch, it is a first script, emphasizing the pedagogical aspects, contents, goals. It is useful as presentationfor analysis any sugestions by other professionals. The work reviews some bibliography about educational software and about specitic subject studied in the educational multimedia aid: ortographic projections. It justifies how the exercise of interpretation of ortographic projections can help the development of spacial vizualization. Besides, approaches the contructivist teaching conception and explains why the educational multimedia aid is according to this conception.
Keywords: educational multimedia aid, ortographic projections, spacial visualization.

Autores

Ana Lúcia Pinho Lucas Ângela Petruci Vasconcelos

Baixe o Arquivo Completo