Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE UM QUADRO CONCEITUAL SOBRE A ELICITAÇÃO GRÁFICA, MEMÓRIA E ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL PARA TEXTOS DESCRITIVOS DE MEDICINA / PROPOSAL OF A CONCEPTUAL FRAMEWORK ON GRAPHIC ELICITATION, MEMORY AND BASIC ELEMENTS OF VISUAL LANGUAGE FOR MEDICAL DESCRIPTIVE TEXTS

 

Resumo

O curso de medicina, no seu formato tradicional, exige uma alta memorização de conteúdos didáticos. O objetivo deste estudo foi criar um quadro conceitual sobre memória, elicitação gráfica e elementos básicos da linguagem visual. Este objetivo foi alcançado por meio do método proposto que incluiu um experimento com elicitação gráfica. Como resultado foi visto que a elicitação gráfica funcionou como um artefato cognitivo para recordação de texto didático de medicina. O quadro conceitual proposto também pode ser usado em novos estudos de elicitação gráfica na área de design e saúde para analisar os elementos básicos da linguagem visual utilizados nas representações gráficas de textos de medicina. Para exemplificar o uso do quadro conceitual, foi criado um protocolo de análise gráfica de textos descritivos de medicina e foi feita uma análise de uma representação gráfica para demonstrar a sua aplicação prática

Palavras-chave: elicitação gráfica; quadro conceitual; linguagem visual

 

Abstract

The medicine course, in its traditional format, requires high memorization of didactic contents. The aim of this study was to create a conceptual framework about memory, graphic elicitation and basic elements of visual language. This objective was achieved through the proposed method that included an experiment with graphic elicitation. As a result, it was seen that the graphic elicitation worked as a cognitive artifact for remembering medical textbooks. The proposed conceptual framework can also be used in new studies of graphic elicitation in the area of ​​design and health to analyze the basic elements of the visual language used in the graphic representations of medical texts. To exemplify the use of the conceptual framework, a protocol of graphic analysis of descriptive texts of medicine was created and an analysis of a graphic representation was made to demonstrate its practical application.

Keywords: graphic elicitation; conceptual framework; visual language

Autores

Vanessa Kupczik e Carla Galvão Spinillo

Baixe o Arquivo Completo