Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE UM PLANEJADOR DE AULAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA DESCRITIVA A PARTIR DO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO / PROPOSAL OF A CLASS PLANNER FOR SIGNIFICANT LEARNING IN DESCRIPTIVE GEOMETRY FROM USER-CENTERED DESIGN

 

Resumo

Este artigo relata uma investigação cuja problemática partiu das análises exploratórias nas pesquisas já realizadas no PGDesign da UFRGS, nos últimos 20 anos, referentes ao ensino e aprendizado em geometria descritiva: como o planejamento do ensino e aprendizado pode oportunizar aprendizagem significativa em geometria descritiva? Com base em características prescritivas, o objetivo desta pesquisa esteve em propor um artefato que, a partir do design centrado no usuário, articulado com a teoria da aprendizagem significativa (centrada no aluno), pudesse orientar o planejamento do ensino e aprendizagem significativa em geometria descritiva. Todo o processo esteve embasado no design science research: da definição do problema à proposição do artefato. Com base no referencial teórico da pesquisa, foi construído um checklist com requisitos necessários a um artefato que se propusesse a tal objetivo. Uma proposta de artefato digital foi levada a um grupo focal confirmatório que, ao experimentar e avaliar tal instrumento, o definiu como relevante.  Para além de um planner de aulas, como uma ferramenta que oportuniza uma inquietação pedagógica no jeito de dar aulas.

Palavras-chave: planejamento; aprendizagem; geometria; descritiva; design.

 

Abstract

This article reports an investigation whose origins of the problem came from exploratory analyzes in research already carried out at PGDesign at UFRS, in the last 20 years, with regard to teaching and learning in descriptive geometry: how teaching and learning planning can provide significant learning in descriptive geometry? Based on prescriptive characteristics, the objective of this research was to propose an artifact that, based on user-centered design, articulated with the theory of meaningful learning (student-centered), could guide teaching and learning planning. significant in descriptive geometry. For this, the entire process was based on design science research: from defining the problem to proposing the artifact itself. From the theoretical basis of the research, a checklist was built with the necessary requirements for an artifact that proposed to this objective. A proposal for a digital artifact was taken to a confirmatory focus group that, when experimenting and evaluating such an instrument, defined it as relevant, important and beyond a lesson planner, but as a tool that provides an opportunity for pedagogical restlessness in the way of teaching.

Keywords: planning; teaching; geometry; descriptive; design.

Autores

Fábio Teixeira e Daiane Grassi

Baixe o Arquivo Completo