Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE MÉTODO VISUAL DE COLETA DE DADOS APLICÁVEL À OBSERVAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO DESENVOLVIDOS POR ESTUDANTES DE DESIGN / PROPOSAL FOR A VISUAL DATA COLLECTION METHOD APPLICABLE TO THE OBSERVATION OF GROUP WORK DEVELOPED BY DESIGN STUDENTS

 

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de um método visual, apoiado em desenhos colaborativos, desenvolvido para coletar dados sobre processos de trabalho em grupo. Como embasamento teórico consultamos autores do campo da Colaboração e do Pensamento Visual aplicados à elaboração de desenhos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar o potencial do método proposto, em pesquisas qualitativas, para elucidar aspectos tácitos de coletas de dados em grupo. O presente estudo conta com a descrição desse método, que combina a técnica de entrevista com a produção de um desenho colaborativo e é composto de duas etapas: (1) sondagem e desenho colaborativo e (2) detalhamento e explicações. Na sequência, apresentamos o relato de uma aplicação desenvolvida com graduandos do curso de design de produto. E, por fim, trouxemos a avaliação do método sob 2 pontos de vista: as pesquisadoras que aplicaram a técnica e os participantes da coleta. Como resultado obtivemos relatos orais e visuais acerca do processo de trabalho remoto em grupo dos participantes, bem como recebemos a avaliação deles sobre a técnica utilizada.

Palavras-chave: método visual; desenho colaborativo; coleta de dados; entrevista.

 

Abstract

This article presents the proposal for a visual method, supported by collaborative drawings, developed to collect data on group work processes. As a theoretical basis, we consulted authors in the field of Collaboration and Visual Thinking applied to the development of drawings. In this context, the objective of this study was to investigate the potential of the proposed method, in qualitative research, to elucidate tacit aspects of group data collection. The present study includes the description of this method, which combines the interview technique with the production of a collaborative drawing and is composed of two stages: (1) survey and collaborative drawing and (2) detailing and explanations. Next, we present the report of an application developed with undergraduate students in the product design course. Finally, we brought the evaluation of the method from two perspectives: the researchers who applied the technique and the participants in the collection. As a result, we obtained oral and visual reports about the participants’ remote group work process, as well as their evaluation of the technique used.

Keywords: visual method; collaborative drawing; data collection; interview.

Autores

Luciana Bertoso, Priscila Zimermann, Gabrielle Hartmann Grimm, Stephania Padovani e Adriano Heemann

Baixe o Arquivo Completo