Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE MÉTODO DE COCRIAÇÃO, COM CRIANÇAS, DE PERSONALIZAÇÃO EM LIVROS ILUSTRADOS IMPRESSOS / PROPOSAL OF A CO-CREATION METHOD, WITH CHILDREN, OF PERSONALIZATION IN PRINTED ILLUSTRATED BOOKS

Resumo

O artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de doutorado sobre o desenvolvimento de um método de design participativo que visa contribuir para motivar o hábito da leitura infantil, por intermédio da personalização. O design participativo com crianças contribui na tomada de decisão do que e como personalizar um livro ilustrado infantil impresso (L.I.I.I.), em colaboração com a própria criança, no processo elaborativo de um L.I.I.I. personalizável, dando-lhe voz e importância igualitária. Se a construção desse produto ainda é realizada por autores e ilustradores adultos, esta proposta busca responder como envolver a criança no processo construtivo, conforme sua demanda. A procura por L.I.I.I. da fase de alfabetização tem aumentado, conforme inúmeras vantagens, em face da versão virtual. Este método pode ser implementado para o desenvolvimento do produto pelo próprio autor e para várias outras atividades interdisciplinares educacionais que incentivam a leitura.

Palavras-chave: método; cocriação; personalização; crianças; L.I.I.I.

 

Abstract

The article presents the summary of a doctoral research on development of a participatory design method that aims to contribute to motivate children’s reading habits, through personalization. Participatory design with children contributes to the decision of what and how to personalize a printed children’s illustrated book (P.C.I.B.), in collaboration with the child itself, in the elaboration process of an P.C.I.B. customizable, giving the voice and equal importance. If building the product still carried out by adult authors and illustrators, this proposal seeks to answer how to involve the child in the constructive process of the P.C.I.B., according to their demand. The search for P.C.I.B. the literacy phase has increased, according to numerous advantages, compared to the virtual version. This method can be implemented for the development of the product by the author himself and for several other interdisciplinary educational activities that encourage reading.

Keywords: methods, cocreation, personalization, children, printed children’s illustrated books

Autores

Erika Yamamoto Lee e Stephania Padovani

Baixe o Arquivo Completo