Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE FERRAMENTA DIDÁTICA DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM HISTÓRIA PARA VISUALIZAÇÃO DE TEMPO /PROPOSAL OF A DIDACTIC TOOL FOR GRAPHIC REPRESENTATION IN HISTORY FOR TIME VISUALIZATION

 

Resumo

A crescente complexidade dos sistemas de informação contemporâneos desvela velhas e novas demandas de representação visual, uma prática ainda tímida no contexto da Educação Básica brasileira. A partir disso, a pesquisa motivadora deste trabalho propõe uma aproximação entre Design e Ensino Médio por meio da disciplina de História em diálogo com outras Ciências Humanas. O presente artigo discorre sobre a construção do espaço gráfico e de seus elementos para uma ferramenta visual didática a partir de uma abordagem temporal de sincronismo articulado com diacronismo e espacialidade. A partir de explorações bibliográficas anteriores, faz-se aqui um recorte em torno da conceituação da ferramenta, explicitando a quarta etapa do processo de cinco etapas de Meirelles (2013). As três primeiras etapas consistiram na obtenção de requisitos provenientes do contexto da aplicação da informação e do público-alvo, formado por professores e estudantes, e do design da informação, a partir de análises de similares e de modelos tradicionais da historiografia, como linhas do tempo e tabelas temporais. Por sua vez, nesta quarta etapa discute-se a conceituação gráfica a partir de estruturas espaço-temporais e temporais de visualização, com um desenvolvimento pautado na articulação de contribuições de historiografia, geografia e outras áreas do conhecimento. A ferramenta gráfica proposta foi avaliada junto aos usuários-alvo, o que tornou possível aprimorar o espaço gráfico, de forma a melhor explicitar relações entre os dados. Discutem-se ainda novas aberturas para perspectivas críticas da informação histórica, de forma a expandir sua aplicabilidade didática.

Palavras-chave: visualização de dados; ferramenta didática; linha do tempo.

 

Abstract

The growing complexity of contemporary information systems reveals old and new demands for visual representation, a practice that is still timid in the context of Brazilian basic education. From this, the motivating research of this work proposes an approximation between design and high school through the discipline of history in dialogue with other human sciences. This article discusses the construction of a graphic space and its elements for a didactic visual tool from a temporal approach of synchronism articulated with diachronism and spatiality. Based on previous bibliographic explorations, we describe the conceptualization of the tool, on the fourth stage of Meirelles’s (2013) five-step process. The first three steps consisted of obtaining requirements from the context of the application of information and the target audience, consisted of teachers and students, and from information design, based on analyzes of similar artifacts and traditional models of historiography, such as timelines and timetables. During the fourth stage, we discuss the graphic conceptualization based on spatio-temporal and temporal structures of visualization, with a development based on the articulation of contributions from historiography, geography and other areas of knowledge. Furthermore, we conducted user evaluation, which made it possible to improve the graphic space, in order to better explain relationships between data. New openings for critical perspectives of historical information are also discussed, in order to expand its didactic applicability.

Keywords: data visualization; didactic tool; timeline.

 

Autores

Juliana Ferreira de Oliveira e Juliana Bueno

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