Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROPOSTA DE CONCEITO DE UM GRUPO DE ÍCONES NO DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE VIRTUAL HYPERCAL ONLINE / PROPOSED CONCEPT OF A GROUP OF ICONS IN THE DEVELOPMENT OF LEARNING SCENARIOS FOR THE VIRTUAL ENVIRONMENT HYPERCAL ONLINE

Resumo

Como área de pesquisa e de conhecimento, o learning design surgiu a partir de outra área ligada a educação denominada de Design Instrucional. Embora exista estudiosos preocupados em como propor uma forma de representação das atividades educacionais, ainda permeiam problemas na padronização das representações visuais de ferramentas digitais. Este artigo tem por objetivo propor um conceito de um grupo de ícones para serem utilizados na criação de cenários de aprendizagem para o ambiente virtual HyperCal online. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de trabalhos e autores significativos dessa área de pesquisa, sendo proposto posteriormente um questionário, que levantou informações relacionadas a percepção visual dos professores dos cursos de Design da UFRGS, em que foi possível mensurar as respostas para cada uma das 5 categorias relacionadas a percepção visual, sendo elas: concretude, complexidade, familiaridade, simplicidade e distância semântica. Os resultados encontrados ajudaram na geração das alternativas para a proposta do conceito do grupo de ícones formulando os requisitos e restrições de projeto.

Palavras-chave: learning design; percepção visual; ferramentas digitais

 

Abstract

As a research and knowledge area, learning design emerged from another area linked to education called Instructional Design. Although there are scholars concerned with how to propose a form of representation of educational activities, they still permeate problems in the standardization of the visual representations of digital tools. This article aims to propose a concept of a group of icons to be used in the creation of learning scenarios for the virtual environment HyperCal online. For this, a bibliographical research of significant works and authors of this area of research was carried out, and a questionnaire was later proposed, which raised information related to the visual perception of the professors of the UFRGS Design courses, in which it was possible to measure the answers for each one of the five categories related to visual perception, being: concreteness, complexity, familiarity, simplicity and semantic distance. The results found helped in the generation of the alternatives for the proposal of the concept of the group of icons formulating the design requirements and restrictions.

Keywords: learning design; visual perception; digital tools

Autores

Diego Mergener e  Régio Pierre da Silva

Baixe o Arquivo Completo