Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROJETO PARA MANUFATURA E MONTAGEM: UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS / DESIGN FOR MANUFACTURING AND ASSEMBLY: A PROJECT BASED LEARNING PRACTICE

Resumo

O ensino de Engenharia vem a cada dia a cada dia tornando-se uma atividade com vertentes educativas transdisciplinares, pela consciência da necessidade de motivar estudantes na busca por produtos que supram as necessidades da sociedade. Não se trata apenas de pensar em soluções para questões de alto grau de complexidade; mas, de problemas que afetam a vida cotidiana. A disciplina envolvida neste trabalho tem como objetivo fornecer instrumental teórico para aplicação de sistemas CADCAM aos processos em engenharia. Para isso, incentivamos a proposição de soluções para situações-problema contextualizadas por nossos estudantes. A atividade se dá através de um projeto semestral que requer a proposição de uma melhoria ou inovação de um produto que cause desconforto. Essa atividade tem por fundamentação a metodologia ABP que como método preconiza a exposição de um grupo de indivíduos a uma situação problemática de escopo bem ou mal definido. Considerando que as decisões tomadas na etapa de projeto do produto não só tem um efeito significativo nos custos de produção como também na própria manufaturabilidade dos produtos, os estudantes são orientados através do método DFMA. Para ilustrar os resultados obtidos, são apresentados alguns projetos apresentados pelos alunos em 2012.

Palavras-chave: ensino de engenharia; aprendizagem baseada em problemas; projeto para manufatura e montagem.

 

Abstract

Teaching Engineering is every day becoming an activity with transdisciplinary educational aspects, the awareness of the need to motivate students in the search for products that meet the needs of society. We are not just thinking about solutions for highly complex issues; but problems that affect everyday life. The discipline involved in this work aims to provide theoretical tools for application of CADCAM systems to the processes in engineering. For this, we encourage the proposition of solutions to problem situations contextualized for our students. The activity takes place through a six-month project that requires the proposal of an improvement or innovation of a product that causes discomfort. This activity has the foundation PBL methodology as method calls for the exposure of a group of individuals to a scope problematic situation well or poorly defined. Whereas the decisions taken at the product design stage not only has a significant effect on production costs as well as the very manufacturability of products, students are guided through the DFMA method. To illustrate the results are presented some projects presented by students in 2012

Keywords: teaching engineering; problem based learning, design for manufacturing and assembly.

 

Autores

Rovilson Mafalda e Ana Magda Alencar Correa

Baixe o Arquivo Completo