Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROJETO DE PRODUTO DE VESTUÁRIO ERGONÔMICO: RELAÇÃO PRODUTO-USUÁRIO-CONTEXTO / ERGONOMIC APPAREL PRODUCT DESIGN: PRODUCT-USER-CONTEXT RELATIONSHIP

 

Resumo

Tendo em vista a necessidade de incorporar novas formas de projetar produtos de vestuário, considerando as necessidades do usuário, esse artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a relação produto-usuário-contexto em projetos de produtos de vestuário centrados no usuário, considerando a Ergonomia, por meio de sínteses visuais. Os procedimentos metodológicos adotados compreendem 4 etapas: pesquisa e seleção das bases teóricas; leitura e interpretação dos conceitos e abordagens; organização e síntese das informações; e construção das sínteses visuais das relações entre Produto, Usuário e Contexto. Os resultados apontam: o corpo (Usuário) deve ser o ponto de partida para o projeto de vestuário; o projeto deve considerar tanto as qualidades objetivas (aspectos físicos e fisiológicos) quanto as qualidades subjetivas (aspectos psicológicos e comunicacionais); e as qualidades do produto (técnica, ergonômica e estética) devem ser projetadas em mesmo nível de importância. Assim, o vestuário pode prover interações e experiências positivas, gerando maior satisfação ao usuário.

Palavras-chave: design centrado no usuário; ergonomia; produto de vestuário.

 

Abstract

In view of the need to incorporate new ways of designing clothing products, considering user needs, this article aims to present a reflection on the product-user-context relationship in user-centered clothing product designs, considering ergonomics. through visual syntheses. The methodological procedures adopted comprise 4 stages: research and selection of theoretical bases; reading and interpretation of concepts and approaches; organization and synthesis of information; and construction of visual syntheses of the relationships between Product, User and Context. The results point: the body (User) must be the starting point for the clothing project; the project must consider both objective qualities (physical and physiological aspects) and subjective qualities (psychological and communicational aspects); the product’s qualities (technical, ergonomic and aesthetic) must be designed at the same level of importance. Thus, clothing can provide positive interactions and experiences, generating greater user satisfaction.

Keywords: user-centered design; ergonomics; clothing products.

 

Autores

Thiago Varnier e Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

Baixe o Arquivo Completo