Revista Educação Gráfica

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PROJETA – UM RECURSO EM FORMATO DE JOGO VOLTADO AO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS EM AMBIENTE DE PROJETO / PROJETA – A GAME PROPOSAL FOR CONFLICT MANAGEMENT IN THE PROJECT ENVIRONMENT

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa em nível de Doutorado intitulada “Projeta – proposta de um recurso em formato de jogo voltado ao gerenciamento de conflitos em ambiente de projeto” desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Design da FAAC – Unesp, financiada pela CAPES. A tese teve como objetivo elaborar e avaliar a proposta de um recurso metodológico no formato de jogo que previsse em sua execução a inserção planejada de pontos de pressão nas atividades de projeto com potencial para gerar conflitos, visando seu gerenciamento por parte dos discentes com a colaboração do professor como mediador. Buscou possibilitar por meio do jogo o aprimoramento de habilidades interpessoais contribuindo assim para a prática interdisciplinar do Design. O artigo apresenta de maneira resumida o jogo, os resultados obtidos na coleta de dados e as análises dos mesmos. Como resultado foi possível verificar o potencial do jogo em colaborar para o aprimoramento das habilidades interpessoais com impacto direto na atividade de projetar e do próprio projeto.

Palavras-chave: design; projeto; gestão de design; gamificação; conflito.

 

Abstract

This article is the result of a PhD level research entitled “Project – proposal of a game format resource for conflict management in a project environment” developed by the Graduate Program in Design of FAAC – Unesp, funded by CAPES. The thesis had as objective to elaborate and evaluate the proposal of a methodological resource in the form of game that predicted in its execution the planned insertion of pressure points in the project activities with potential to generate conflicts, aiming at its management by the students with the collaboration of the teacher as mediator. It sought to enable through the game the improvement of interpersonal skills thus contributing to the interdisciplinary practice of Design. The article summarizes the game, the results obtained in the data collection and the analysis of the data. As a result, it was possible to verify the potential of the game in collaborating to improve interpersonal skills with a direct impact on the project activity and the project itself.

Keywords: design; project; design management; gamification; conflict. 

Autores

Carolina Vaitiekunas Pizarro e Paula da Cruz Landim

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