Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PRODUTOS OU SIGNOS: OS PRIMEIROS PASSOS PARA UM DIÁLOGO ENTRE O DESIGN E A ETNOGRAFIA

Resumo
Na etnografia os pesquisadores podem encontrar materiais extremante ricos para entender o ser humano de um determinado local, construído socialmente. No design, profissionais encontram significados por meio do estudo da semiótica e da gestalt, buscando reconhecimento do produto e funcionalidade do mesmo para facilitação do trabalho e vivência humana. O ponto de união entre etnografia e design é a identidade estabelecida por um grupo em seu meio para um objeto de uso comum deste grupo em um determinado tempo e local. Ou seja, existe uma dicotomia entre o objeto de uso e o simbolismo do mesmo, que traz nesse momento uma sinergia entre o arcaico e o desenvolvimento tecnológico que tem como finalização um produto com expressões culturais e com linguagem sígnica.
Palavras chave: etnografia, design, identidade

Abstract
The ethnograph researchers can have rich materials to undestand the human of a place construted socially. In design the professionals find meaning by study of the semiotic and gestalt. By search of the recognition at product and functionality for to make easy of the work and experience human. The union between ethnograph and design is the identity made for a group in its method of the living together and all body can have same the object of use with symbolism identical in a determinet time and place. Or either exits a dichotomy between an object and a symbolism. At this moment have synergia between the archaic and the technological development that has as finishing a product with cultural experssions and signal language.
Keywords: ethnography, design, identity

Autores

Jacqueline Ap. Gonçalves Fernandes de Castro Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo