Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PROCESSO DE PESQUISA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS DE USO E PERFIS DE CONSUMO DE SMARTPHONES / RESEARCH PROCESS FOR THE IDENTIFICATION OF SMARTPHONE CONSUMPTION PROFILES AND USE ABANDONMENT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de pesquisa para identificação de perfis de consumo e perfis de abandono de uso de smartphones. Nele foi apresentado o passo a passo do processo de estruturação do roteiro de entrevista, que foi realizada com vinte indivíduos, dez do gênero masculino e dez do gênero feminino, entre 23 e 47 anos na cidade de Curitiba. Como filtro, foi estabelecido que os participantes deveriam ser possuidores de smartphones – que pelo menos abandonaram o uso de um smartphone uma vez e adquiriram um novo – e por fim, responsáveis direto pela compra de tais produtos. Cada sessão de entrevista durou aproximadamente 37 minutos. Após a coleta de dados, foi realizada a formatação da análise de dados e, por fim, a partir do diagrama de afinidade, foram identificados os perfis de consumo e de abandono de uso de smartphones. Os quatro perfis de consumo de smartphones identificados, são: Fiel, Hunter, Pechinchador e Apropriador. E os quatro perfis de abandono de uso de smartphones, são: Trend, Careless, Ponderado e Postergador.

Palavras-chave: smartphone; ciclo de vida de uso; perfil de consumo; abandono de uso.

 

Abstract

This paper aims to present the research process to identify the smartphone consumer profiles and the use abandonment. It was introduced step by step interview script structuring process, which was conducted with 20 participants, ten males and ten females, between 23 and 47 years in the city of Curitiba. As a control, it was established that the participants should be smartphone owners – at least abandoned the use of a smartphone once and got a new – and finally, direct responsible for the purchase of such products. Each interview session lasted about 37 minutes. After collecting data, formatting the data analysis was carried out and, finally, from the affinity diagram, consumer profiles and smartphone use abandonment were identified. The four identified consumer smartphone profiles, are Loyal, Hunter, Bargainer and Homesteader. And the four of smartphones use abandonment profiles are: Trend, Careless, Weighed and Postponement.

Keywords: smartphone; live cicle of use; consumer profile; abandonment of use.

 

 

Autores

Caio Márcio Almeida e Silva, Maria Lúcia Okimoto e Márcio Fontana Catapan

Baixe o Arquivo Completo