Revista Educação Gráfica

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PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE ASSINATURAS VISUAIS TURÍSTICAS DE CIDADE: ESTUDO APLICADO À CIDADE RIO DE JANEIRO

Resumo

O objetivo desse estudo, desenvolvido enquanto um resumo de uma pesquisa de dissertação originalmente publicada pelo programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina, é descrever o processo de prospecção, organização, seleção e interpretação de informações e procedimentos, para orientar a projetação de marcas gráficas turísticas de cidade, com foco na cidade Rio de Janeiro. A pesquisa realizada encontrou uma marca gráfica específica, que pudesse ser utilizada para representar o segmento turístico na cidade Rio de Janeiro. O estudo foi estruturado pela pesquisa de fatores internos, relacionados à cultura e a identidade da marca da cidade, e de fatores externos, relacionados ao posicionamento mercadológico semelhante de outras cidades. Foi enfatizada a observação, a descrição e a interpretação da composição das marcas gráficas turísticas das cidades selecionadas: Melbourne, Sydney, Barcelona e New York, baseada nos índices de Anholt (2006, 2011). Como resultados, foram identificadas duas estratégias distintas de informação e interação entre as marcas e a publicidade, de acordo com a composição gráfica e a aplicação das marcas selecionadas. Também foi levantado e apresentado um repertório mínimo de imagens, cores, tonalidades e formatos, cujas características estético-significativas expressam a identidade da marca da cidade Rio de Janeiro.

Palavras-chave: design gráfico; city branding; identidade turística.

 

Abstract

The research, developed as a resume of the original thesis, originally published in the Design Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina, is about the graphic planning process of tourism city brands. The objective is describing the process of prospecting, organization, selection and data interpretation and procedures, to direct the designing of touristic graphic brands, using the city of Rio de Janeiro to apply the procedures. It was not found, in the conducted research, a specific graphic brand, which could be used to represent the tourist segment in this city. The study was structured by internal facts, related to culture and to the city brand identity, and by external facts, related to other cities. The study emphasized the observation, description and composition interpretation of the touristic brand of selected cities Melbourne, Sydney, Barcelona and New York, based in the rates of Anholt (2006, 2011). As results, it was identified two different strategies of information and interaction between the brands and the publicity, according to graphical composition and brand application of selected cities. Furthermore, it was collected and presented a minimum catalogue of images, colors, tonalities and shapes, which aesthetic-significant characteristics express the brand identity of the studied city.

Keywords: graphic design; city branding; tourism identity.

 

Autores

Eduardo Napoleão e Richard Perassi Luiz de Sousa

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