Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PRINCÍPIOS DE DESIGN PARA INTERFACES VISUAIS DE APRESENTAÇÕES MULTIMÍDIA NO ENSINO/ DESIGN PRINCIPLES FOR VISUAL INTERFACES OF MULTIMEDIA PRESENTATION IN EDUCATION

Resumo

Na elaboração de material didático para apoio ao ensino, as apresentações multimídia são ferramentas utilizadas com frequência, para a organização, análise e discussão de conteúdo desenvolvido principalmente para o Ensino Superior, tanto no contexto do ensino presencial quanto à distância. Neste sentido, este artigo busca analisar aspectos relativos à organização de interfaces visuais de apresentações multimídia para o ensino, buscando organizar parâmetros baseados em princípios de Design e Multimídia. Assim, a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando-se de método de revisão bibliográfica e integrativa, são analisados diferentes aspectos que envolvem a elaboração de apresentações que exploram o potencial multimídia, buscando identificar padrões e similaridades. Os resultados evidenciam padrões nos discursos de diferentes autores relacionados ao desenvolvimento de conteúdo multimídia, apresentando assim, recomendações específicas e suas potencialidades para auxílio na estruturação de apresentações evitando possíveis problemas em seu desenvolvimento e finalização que prejudiquem a compreensão, tornando este conteúdo mais eficaz em relação aos objetivos de ensino.

Palavras-chave: design; multimídia; apresentação multimídia.

 

Abstract

In the development of coursewares to support the education, multimedia presentations are tools used frequently, for the organization, analysis and discussion of content developed especially for higher education, both within the classroom teaching as the distance. Therefore, this article seeks to analyze some aspects of the organization of Visual Interfaces Multimedia Presentations for education, strive to hold parameters based on principles of Design and Multimedia through the vision of several authors. From an exploratory and descriptive research using the literature and later integrative are analyzed different aspects of the preparation of these presentations exploring the multimedia potential, seeking to identify patterns and similarities. The results show patterns in the speeches of different authors related to the development of multimedia content, and has thus specific recommendations and their potential to aid in structuring presentations avoiding potential problems in its development and finishing that undermine the understanding, making this the most effective content relation to educational goals.

Keywords: design; multimedia; multimedia presentation.

 

Autores

Marcos Roberto Ramos, Berenice Santos Gonçalves e Ricardo Triska

Baixe o Arquivo Completo