Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PREFÁCIO

Inicialmente, alguns anos atrás a Revista Educação Gráfica despontava-se como um esboço, um traço que estava se tornando uma forma. Hoje, nesta edição 12 estamos presenciando o melhor momento desta revista. Assim, com o avanço tecnológico e as facilidades da informática a revista passou desde a edição anterior para o meio digital e conseqüentemente facilitando o acesso para os interessados em compartilhar os conhecimentos e as pesquisas nas áreas de desenho, artes, design, arquitetura e áreas afins que apresentam reflexões sobre a expressão e a linguagem gráfica. A arte, a ciência e a tecnologia estão em plenas modificações e, assim, estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia sem mesmo percebermos, portanto, os pesquisadores procuram, vasculham formas de apresentar à sociedade estas mudanças. Nesta edição o leitor encontrará artigos relacionados a reflexões da expressão e do pensamento em artes, design, arquitetura e comunicação gráfica. Outros que apresentam reflexões e discussões das posturas que envolvem a atividade gráfica e a necessidade da continuidade entre o pensar e o fazer, aplicados ao contexto do ensino e aprendizagem da arte da gravura. Ainda sobre o tema artes, apresenta o resultado de uma entrevista feita com a artista plástica, arte-educadora e pesquisadora Edith Derdyk durante a qual foi dada ênfase para a questão do desenho além do suporte bidimensional. No que refere ao tema educação apresenta o artigo que elabora com material pedagógico-instrucional voltado para a educação infantil em que, o design industrial e seus recursos materializam e fundamentam esta obra. Em outro trabalho, a educação a distância é analisada em um projeto de desenvolvimento da disciplina de desenho técnico para agronomia no qual, prevê a parceria entre os professores de desenho técnico a mão livre, desenho técnico para agronomia e desenho geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de arquitetura, design e engenharia mecânica.
Em referência ao tema design gráfico apresenta a relação da prática do design gráfico com a criação do cartaz no teatro e as discussões do papel em programação visual. Já no que refere ao tema proporções geométricas, apresenta o artigo um estudo da proporção áurea, vesica piscis, ad quadratum e o ad triangulum utilizadas na geometria sagrada na antiguidade, de modo a contemplar as leis de harmonia e proporção. Ainda, a teoria da gestalt em análise de arranjos formais com viabilidade cromática. Foram comentados somente alguns artigos que norteiam esta edição para que possam instigar o leitor nessa prazerosa viagem de conhecimentos. Para finalizar, cito o educador Rubem Alves “Como acho que as explicações conceituais são difíceis de aprender e fáceis de esquecer, eu caminho sempre pelo caminho dos poetas, que é o caminho das imagens. Uma boa imagem é inesquecível”. Boa leitura visual.

Prof. Dr. Marco Antônio Rossi (Professor do Departamento de Artes e Representação Gráfica – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP.

Autores

Marco Antonio Rossi