Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PREFÁCIO

A revista Educação Gráfica caracteriza-se como um importante veículo nacional de divulgação científica na área de representação gráfica e, ultimamente, aglutinou a função de divulgar alguns dos resultados das pesquisas e estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Desenho Industrial da Universidade Estadual Paulista, no formato de uma edição especial a cada ano. Nesta 3ª edição especial, são apresentados sete artigos cuja linha comum é a ergonomia e seu impacto no designer. Os assuntos passam pelos aspectos ocupacionais dos bancários, discutem as interfaces gráficas de rótulos de embalagens para herbicidas, demonstram as dificuldades de acessibilidade em equipamentos médico-hospitalares, apresentam técnicas de avaliação de interfaces de home pages, retratam as condições ambientais em escolas infantis e a qualidade dos espaços públicos viários, além da usabilidade de cadeira de rodas para idosos. Os outros três artigos estão mais focados aos aspectos do planejamento do projeto, e envolvem desde a discussão sobre o designer de estação de trabalho residencial. Todos esses artigos são frutos de pesquisa científica e envolveram inúmeras horas de estudo e empenho de seus autores. Seus resultados apontam para os problemas (objetuais ou informacionais) de nossa realidade, bem como para uma discussão profunda de suas considerações, o que merece ser observado com atenção e respeito. A reunião destes artigos, nesta edição especial, reitera a importância do discurso científico do designer e da divulgação.

Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli (Professor do Departamento de Desenho Industrial, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenho Industrial – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP. )

Autores

Luis Carlos Paschoarelli