Revista Educação Gráfica

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POTENCIAL NARRATIVO POR MEIO DO DESIGN GRÁFICO: PROJETOS DE BEA FEITLER / THE NARRATIVE POTENTIAL THROUGH GRAPHIC DESIGN: BEA FEITLER’S PROJECTS

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre o potencial narrativo em projetos de design gráfico. Para tal discussão, foram selecionados projetos da designer Beatriz Feitler (1938 – 1982). O estudo foi realizado com o método proposto por Jaleen Grove na publicação History of Illustration (2018. DOYLE, GROVE & SHERMAN) onde a autora recomenda que a analise de imagens seja dividida em quatro aspectos: contexto, codificadores, código e decodificadores. Desta forma, para analisar uma imagem, primeiro se estuda o contexto no qual o codificador (criador da imagem, neste caso a designer) está inserido. Depois, é importante entender a visão de mundo do codificador e a circunstancia na qual a imagem foi criada. Só depois de obter clareza nestes aspectos, o código (a imagem, o projeto) é analisado. O último item, decodificadores, diz respeito aos receptores do código: foi compreendido da maneira que o codificador pretendia? Quais foram os desdobramentos do contato entre os decodificadores e ó código? O método foi pensado para analisar imagens projetadas para a era do consumo e da comunicação em massa.

Palavras-chave: potencial narrativo; imagem; design gráfico; design editorial.

 

Abstract

This paper proposes a discussion about the narrative potential in graphic design projects. To create the discussion, the author selected projects made by the graphic designer Beatriz Feitler (1938 – 1982). The study was conceived using the research method proposed by Jaleen Grove in the publication History of Illustration (2018. DOYLE, GROVE & SHERMAN) where the author recommends an analysis of the image divided into four aspects: context, coders, code and decoders. Following her method, first the researcher studies the context in which the encoder is inserted. After that, it is important to understand the encoder’s worldview and the circumstance in which the image was created. Only after obtaining clarity in these aspects, the code (in this case, Feitler’s projects) is analyzed. Afterall, we look at the decoders and the way they received the code: was the code understood the way the encoder intended? What were the consequences of the contact between the decoders and the code? The method was designed to analyze images projected for the era of consumption and mass communication.

Keywords: narrative potential; image; graphic design; editorial design

Autores

Fernanda Sanovicz e Milton Terumitsu Sogabe

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