Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PESQUISA EXPERIMENTAL PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM FERRAMENTA INOVADORA DE REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Resumo

Devido à dificuldade inerente à compreensão e o aprendizado de Geometria Descritiva aliada à falta de desenvolvimento das habilidades espaciais de grande parte dos estudantes ingressantes em cursos de Engenharia, foi desenvolvida uma ferramenta didática inovadora (GD@RV), fazendo-se uso de técnicas de Realidade Virtual, para apoiar o ensino do tema. Os principais efeitos do uso do sistema nas aulas tradicionais de Geometria Descritiva indicaram que os três grupos de estudantes analisados apresentaram melhoras no desenvolvimento de suas habilidades espaciais. No entanto, não foi possível detectar diferença estatisticamente significativa pela análise dos ganhos médios proporcionados pelos tratamentos diferenciados empregados na pesquisa experimental. Além da avaliação quantitativa, a pesquisa envolveu a aplicação de uma avaliação qualitativa, que indicou melhor aceitação da ferramenta pelos estudantes, se comparada aos métodos convencionais de ensino. Os resultados obtidos mostraram que a tecnologia utilizada se apresenta como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula contribuindo para a aprendizagem do tema.

Palavras-chave: Habilidade de Visualização Espacial; Geometria Descritiva; Pesquisa Educacional.

 

Abstract

Due to the difficulty of understanding and learning of Descriptive Geometry combined with the lack of development of spatial abilities of most entering students in the engineering courses, we developed an innovative didactic tool (DG@VR), by making use of techniques of Virtual Reality, to support the teaching of the theme. The main effects of system usage in traditional classes of Descriptive Geometry indicated that the three groups of students showed improvements in the development of their spatial abilities. However, no statistically significant difference was verified by analysis of the mean gain provided by the different treatments used in the experimental research. In addition to the quantitative evaluation, the research involved the application of a qualitative evaluation, which indicated the tool was better accepted by students, if compared to the conventional methods of teaching. The obtained results showed that stereoscopic technology is a good alternative to be used in the classroom, contributing to the learning of the theme.

Keyword: spatial visualization ability; descriptive geometry; educational research

 

Autores

Rodrigo Duarte Seabra

Baixe o Arquivo Completo