Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PERSPECTÓGRAFO DIDÁTICO COM RAIO LASER

RESUMO
A perspectiva pode ser considerada um processo de representação gráfica onde se definem os objetos num plano, tal como o homem os observa fisicamente. Seu ensino e sua prática dependem da correlação entre conceito e aplicação. Historicamente, muitas alternativas foram desenvolvidas para isto, mas poucos resultados práticos foram alcançados; e mesmo atualmente, com o auxílio da computação gráfica, o ensino de perspectiva é complicado. Uma alternativa para isto é o uso do “Perspectógrafo Didático”, o qual utiliza-se da simulação física dos elementos da perspectiva cônica, possibilitando que alguns conceitos da perspectiva sejam aplicados de forma efetiva na atividade didática.
Palavras chave: educação gráfica, representação, perspectiva.

ABSTRACT
The perspective can be considered a process of graphical representation where they define objects in a plan, such as the man observes them physically. Its education and practical it’s depend on the correlation between concept and application. Historically, many alternatives had been developed for this, but few practical results had been reached; and exactly currently, with the aid of the graphical computation, the perspective education is difficult. An alternative for that is the use of the “Perspectógrafo Didático”, which is used of the physical simulation of the elements of the conical perspective, making possible that some concepts of the perspective are applied in the didactic activity, of form accomplishes.
Key words: graphical education, representation, and perspective

 

Autores

Luis Carlos Paschoarelli Claudemilson dos Santos Aniceh Farra Neves Roberto Alcarria do Nascimento

Baixe o Arquivo Completo