Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PERCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DA FORMA NO DESENHO DE TIPOS E ARTEFATOS / PERCEPTION AND CONSTRUCTION OF FORM IN TYPE AND PRODUCT DESIGN

 

Resumo

A organização da forma é importante para as mais diversas manifestações visuais, tanto gráficas como tridimensionais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar semelhanças e diferenças formais no desenho de tipos e artefatos, demonstrando possibilidades a serem consideradas no processo criativo. Para dar suporte a pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura com base em autores que discutem conceitos sobre a forma, o desenho de tipos e o desenho de artefatos. Assim, iniciou-se o estudo entendendo alguns conceitos relacionados à forma e, em seguida, foram analisados princípios utilizados para a construção da forma. Por último, foram demonstradas maneiras para definição final das formas no desenho de artefatos e no desenho de tipos. Constatou-se diversas semelhanças na construção e percepção das formas gráficas e tridimensionais, ao mesmo tempo que cada processo apresenta suas próprias particularidades. Por meio do estudo formal foi possível fazer um paralelo entre o desenho de tipos e artefatos que pode ajudar no desenvolvimento de projetos que permeiem ambas as áreas.

Palavras-chave: forma; tipografia; artefato; percepção; construção.

 

Abstract

The organization of the form is important for the most diverse visual manifestations, both graphic and three-dimensional. This paper aims to highlight formal similarities and differences in type and product design by demonstrating possibilities to be considered in the creative process. To support the research, a literature review was carried out based on authors who discuss concepts about shape, type design and product design. Thus, the study started by understanding some concepts related to form and, then, principles used for formal construction were analyzed. Finally, ways for final form definition of type design and product design were demonstrated. It was possible to determine several similarities in the construction and perception of graphics and three-dimensional forms, whilst each process presents its own particularities. Through a formal exchange it was possible to draw a parallel among type and product design that can contribute to the development of projects that permeate both areas.

Keywords: form; typography; product; perception; construction.

Autores

Lúcio Silva Kieling Cintra, Volnei Antônio Matté e Carolina Iuva de Mello

Baixe o Arquivo Completo