Revista Educação Gráfica

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PERCEBER E REPRESENTAR: A IMPORTÂNCIA DO DESENHO DE MODELOS VIVOS NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO / PERCEIVING AND REPRESENTING: THE IMPORTANCE OF LIFE DRAWING IN TEACHING ARCHITECTURE AND URBANISM

 

Resumo

O presente artigo tem como inquietação inicial verificar em que medida a relação entre o ato de observar e o ato de desenhar pode indicar os contornos do processo perceptivo no campo da Arquitetura e do Urbanismo. O estudo de caso de uma oficina de desenho de modelo vivo foi adotado como meio de coleta de dados para a investigação, oficina que foi estruturada a partir do método dos Modos do Desenho. A opção por uma atividade espontânea de observação do corpo possibilita caracterizar os dados: de um lado, conta-se com a adesão voluntária dos participantes e, de outro, apresenta-se como um objeto propício ao desvelamento dos processos perceptivos. O método empregado para a análise dos resultados foi a Teoria Fundamentada de Dados. Por ser uma metodologia indutiva, foi possível flagrar aspectos do processo tendo como base a própria experiência em si. As questões delineadas a partir das atividades possibilitaram identificar a necessidade de estímulos que resgatem um olhar investigativo e evidenciaram como o ato de desenhar o corpo humano pode se tornar um instrumento potente para esse fim.

Palavras-chave: arquitetura e urbanismo; desenho; desenho de modelo vivo; representação; processo perceptivo.

 

Abstract

This article initially seeks to examine the extent to which the relationship between the act of observing and the act of drawing can indicate the contours of the perceptual process within the field of Architecture and Urbanism. A case study of a life drawing workshop was adopted as a means of data collection for the investigation, with this workshop being structured based on the Modes of Drawing method. The choice of a spontaneous activity of body observation allows for the data characterization, meaning that, on one hand, there is voluntary participation, and on the other, it presents itself as a suitable object for unveiling perceptual processes. The method employed for analyzing the results was Grounded Theory. As it is an inductive methodology, it was possible to capture aspects of the process based on the experience itself. The issues outlined from the activities allowed for identifying the need for stimuli that revive an investigative gaze and demonstrated how the act of drawing the human body can become a powerful instrument for this purpose.

Keywords: architecture and urbanism; drawing; life drawing; representation; perceptual process.

Autores

Gabriel Braulio Botasso, Ana Laura Assumpção e Paulo César Castral

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