Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PARÂMETROS PARA UMA COMBINAÇÃO TIPOGRÁFICA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DE CONTRASTE E SIMILARIDADE / PARAMETERS FOR A TYPEFACE COMBINATION BASED ON THE PRINCIPLES OF CONTRASTING AND SIMILARITY

Resumo

Ao reconhecer a existência de fragilidades e a ausência de parâmetros claros na seleção, no uso e, sobretudo na combinação de famílias tipográficas distintas, o artigo problema-tiza e discute aspectos relacionados à composição e à articulação de tipos. Estabelece, assim, critérios para a combinação de famílias tipográficas de estilos diferentes, fundamentados nos princípios de contraste e similaridade, materializados em duas macrocategorias analíticas, associadas à (i) anatomia e às (ii) variações estruturais dos tipos. Os procedimentos metodológicos adotados compreendem o desenvolvimento da pesquisa teórica, que sustenta e baliza as categorias propostas, além da realização da pesquisa exploratória, através da qual são mobilizados exemplos de famílias e fontes tipográficas que ilustram os argumentos construídos. Propõe-se, desta forma, a criação de um repertório de critérios objetivos para a combinação tipográfica, em diálogo com os autores da área, de forma a se contribuir para os estudos, pesquisas e práticas de ensino e/ou profissionais que têm como escopo a tipografia e o Design Gráfico.

Palavras-chave: tipografia; combinação de tipos; contraste; similaridade.

 

Abstract

This article deals with typeface combination issues, such as its fragilities and the absence of clear parameters for its selection, usage and composition. We propose a set of criteria for the combination of typefaces of different styles, based on the principles of contrasting and similarity, demonstrated by two analytical macrocategories associated with (i) the anatomy of the type and their (ii) structural variations. The methodologies used in this article were theoretical research, which guided and stablished the proposed categories, and also exploratory research, through which we could mobilize examples of typefaces and fonts to illustrate the arguments here proposed. We have thus created a repertoire of objective criteria for typeface combination, and in conjunction with the literature already existing on the subject, we hope to have contributed to the studies, researches and practices in typography and Graphic Design.

Keywords: typography; typeface combination; contrasting; similarity.

Autores

Márlon Uliana Calza

Baixe o Arquivo Completo