Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

PARADIGMAS E CONCEITOS INTERDISCIPLINARES ENTRE O DESIGN E A COMUNICAÇÃO/ PARADIGMS AND CONCEPTS INTERDISCIPLINARY BETWEEN THE DESIGN AND COMMUNICATION

Resumo

O presente artigo discute o design na sua a crescente necessidade de utilizar recursos metodológicos interdisciplinares, comuns a campos afins à sua atuação, para responder à complexidade das demandas de projeto no mundo contemporâneo. Neste texto são observados, especificamente, os compartilhamentos metodológicos entre as áreas do design e da comunicação, com ênfase nas contribuições que essas trocas trazem para o campo do design. Parte-se da noção de paradigma e da forma como esse referente opera modelos em cada uma dessas áreas, concentrando-se na definição do paradigma relacional. Em seguida verifica-se o uso interdisciplinar das noções de linguagem, interface, mediação e capacidade relacional, compartilhadas entre os campos de conhecimento citados, mas aprofundadas neste texto a partir da perspectiva do design. Soma-se a esse debate a compreensão da noção de conceito criativo como um pensamento de referência em várias áreas projetuais ligadas à inovação. O elemento conceitual surge como um dos fatores decisivos para o ato criativo e para as decisões de design, mas para isso deve ser subsidiado por um pensamento metodológico pautado pela prática da pesquisa em condições de interdisciplinaridade.

Palavras-chave: design; comunicação; complexidade; paradigma; conceito; interdisciplinaridade.

 

Abstract

This paper discusses the design in your growing need to use interdisciplinary methodological resources, common in fields related to its activities, to respond to the complex demands of design in the contemporary world. In this text are observed, specifically, the methodological shares between the areas of design and communication, with emphasis on the contributions that these changes bring to the field of design. Part from the notion of paradigm and how this operates related models in each of these areas, focusing on the definition of the relational paradigm. Then there is the interdisciplinary use of the notions of language, interface, mediation and relational capacity, shared between fields of knowledge cited, but depth in this paper from the perspective of design. Added to this debate the understanding of the notion of creative concept as a thinking of reference in several areas related to innovation. The conceptual element emerges as one of the decisive factors for the creative act and the decisions of design, but it should be subsidized by a methodological thinking guided by the practice of research in interdisciplinary conditions.

Keywords: design; communication; complexity; paradigm; concept; interdisciplinarity.

 

Autores

Juliana Pontes Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo