Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

OS ENUNCIADOS SOBRE O DESIGN EM UMA PLATAFORMA DE CURSOS LIVRES / STATEMENTS ABOUT DESIGN IN AN OPEN COURSE PLATFORM

 

Resumo

Este artigo propõe fazer uma reflexão a respeito da educação em Design fora dos espaços institucionais do ensino superior e mediada tecnologicamente. Discute-se a interdisciplinaridade inerente ao campo e os graus de formalidade na educação presencial e remota, articulando o conceito de mediação no contexto dos meios de comunicação. A partir da análise dos enunciados de uma plataforma de cursos livres, o Domestika, identificamos três categorias principais referentes à conceituação da atividade profissional em Design: enunciados referentes a pessoa projetista, à atividade projetual desempenhada por ela e referentes aos meios onde esse trabalho acontece. A partir dessa leitura, propomos que, mais do que uma nova forma de educar, essas plataformas são principalmente formas de comunicação entre os profissionais da área com diferentes níveis de formação, oferecendo modos de pensar o Design enquanto atividade criativa.

Palavras-chave: educação em design, meios e mediações, análise de conteúdo.

 

Abstract

This article proposes a reflection on Design education, as technologically mediated and out of higher education spaces. We discuss the interdisciplinarity inherent to the field and the degrees of formality in face-to-face and remote education, articulating ideas about the concept of mediation in the context of media. We analyze the statements about the profession in an open course platform called Domestika, and point out three main categories referring to the conceptualization of the professional activity in Design: statements referring to the designer person, the projectual activity performed by him/her, and statements referring to the means and media where this work takes place. From this reading, we propose that, more than a new way of educating, these platforms are mainly forms of communication between design professionals with different levels of training, offering ways of thinking about Design as a creative activity.

Keywords: design education, media and mediations, content analysis.

Autores

Fabiane Alves de Lima e Carolina Calomeno

Baixe o Arquivo Completo