Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

OLHARES DIVERSOS: UMA PRÁTICA DE ANÁLISE DA FORMA CONSTRUÍDA / DIFFERENT OUTLOOKS: A TECHNIQUE FOR ANALYSIS OF THE CONSTRUCTED FORM

Resumo

Neste artigo, apresentamos um conjunto de procedimentos que objetivam a análise e a representação de uma forma tridimensional. Tendo como modelo um objeto construído, analisamos sua forma de diversas maneiras a fim de elaborar roteiros de representação adequados às ferramentas empregadas. Entendemos que o processo construtivo de representação de uma configuração espacial não é único e depende da compreensão que se tem do objeto tratado, aliada ao conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para a execução da tarefa. Portanto, chamamos a atenção para os diversos olhares que se podem ter sobre uma forma, mostrando a influência destes nas decisões gráficas construtivas. Enfim, sugerimos um plano de ensino que objetiva desenvolver a capacidade de observação de uma figura tridimensional e de sua decomposição em diferentes partes, com o enfoque principal na educação do olhar, no desenvolvimento do pensamento geométrico e na resolução de problemas.

Palavras-chave: representação gráfica; ferramentas; ensino; educação do olhar.

 

Abstract

In this paper, we present a set of procedures, which objectifies the analysis and the representation of a three-dimensional form. Using a physical object as a model, we analyzed its shape in many ways to then elaborate representational scripts that are appropriated to the tools chosen. We understand that the constructive approach to draw a spatial configuration is not unique and depends on comprehending the object in question, aligned with the knowledge of the available tools and techniques for the execution of the task. Therefore, we bring to light the various ways one can look at a form, pointing out how this can influence on the constructive graphic decisions. Finally, we suggest a teaching method that aims towards developing the observation capabilities of a three-dimensional object and its fragmentations, focusing on teaching observation, developing geometric thought and problem solving.

 Keywords: graphic representation; tools; education; teaching observation.

Autores

Danusa Chini Gani e Maria Angela Dias

Baixe o Arquivo Completo