Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O USO DO AMBIENTE VIRTUAL EM VRML PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA ESTOMIZADOS / USE OF VIRTUAL ENVIRONMENT VRML FOR MARKETING OF PRODUCTS FOR PATIENTS WITH STOMA

Resumo

Na intenção de cura de algumas doenças do intestino, diversas vezes, o único meio encontrado para manter o paciente em vida é a estomia: um procedimento cirúrgico que cria uma abertura artificial no organismo, acarretando o uso de bolsas externas para a coleta dos resíduos do corpo. O uso dessa bolsa engloba uma série de questões físicas e psicológicas; e a falta de informação e de materiais modernos disponíveis no mercado são causas que expõem o estomizado a desconfortos. Atualmente, o estomizado é incapaz de encontrar produtos para a comercialização de maneira facilitada, e passa a improvisá-los. Através destas constatações, surgiu a ideia de um projeto intencionado a facilitar a informação e a comercialização de produtos de moda para o público em questão, através do uso de realidade virtual e VRML. O uso dessa tecnologia poderia possibilitar uma nova forma de interação, pois através de um ambiente específico o usuário poderia receber informações sobre a estomia e, principalmente, escolher peças do vestuário (lingeries) e visualizá-las sobre um modelo de uma mulher estomizada. Este artigo, portanto, apresenta o estágio atual relativo ao desenvolvimento de tal projeto. Acredita-se que a divulgação de produtos através de ambientes como este pode ser engajadora de vendas e facilitadora para a vida das pessoas.

Palavras-chave: realidade virtual; VRML; estoma.

 

Abstract

In healing intention of some bowel diseases, several times, the only way found to keep the patient alive is the ostomy: a surgical procedure that creates an artificial opening, resulting in the use of external bags to collect the waste from body. The use of this bag includes a series of physical and psychological issues; and the lack of information and modern materials available are causes that expose the patient. Currently, he is unable to find products, and begins to improvise them. Through these findings, the idea came from a project intended to facilitate information and marketing of fashion products to the public in question, through the use of virtual reality and VRML. The use of this technology could enable a new form of interaction because in the environment the user could receive information about the ostomy, and especially, choose clothing items (lingeries) and view them on a female model with stoma. So this article presents the current stage on the development of this project. We believe that the dissemination of products in environments like this can make people’s lives easier.

Keywords: virtual reality; VRML; ostomy.

Autores

Jessica Andressa Collet e José Luís Farinatti Aymone

Baixe o Arquivo Completo