Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O USO DE INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DAS MÃES COMO FONTE DE INSIGHTS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BRINQUEDOS: UMA PERSPECTIVA DO DESIGN/ USING MOTHERS’ EXPERIENCE INFORMATION AS INSIGHT SOURCE FOR TOY DEVELOPMENT: A DESIGN PERSPECTIVE

Resumo

O Design Emocional é uma área que trata da projetação de artefatos com objetivos e métodos que explicitamente tenham a intenção de despertar ou evitar dada experiência emocional. Nesse campo, comumente os designers utilizam a abordagem conhecida como análise de concerns, que se trata da identificação de padrões, crenças e atitudes do usuário em relação a um produto como estímulos para a projetação de artefatos. O objetivo do estudo é compreender os concerns dos pais de crianças pré-escolares em relação à aquisição de brinquedos para seus filhos, a partir da realização de uma pesquisa exploratória, operacionalizada por meio de entrevistas em profundidade com mães de crianças em nível pré-escolar sobre as compras de brinquedos. Os resultados apontam uma série de aplicações possíveis, especificamente no campo do design e da educação gráfica, já que a análise de concerns pode trazer possibilidades de aplicações de cunho prático não apenas para a produção de brinquedos em si, mas também para os elementos que o envolvem (embalagem) e os que passam informações sobre o seu uso (manual de instruções).

Palavras-chave: design emocional; análise de concerns; brinquedos.

 

Abstract

Emotional Design is the field of study related to design process and methods with an intention to evoke or to prevent a particular emotional experience. In this area, designers can use concern analysis approach (user attitude or beliefs assessment) as a tool for identifying stimuli for product development. This study was focused on the analysis of pre-school children parents’ concerns related to toys decision buying process. Using an exploratory approach, in-depth interviews with mothers were conducted about toys purchases. Findings presented several opportunities for product development, especially for graphic education field. Concern analysis can provide useful insights for applied design guidelines not only in the toys development, but also to their components (packaging, user manual, etc.)

Keywords: emotional design; concern analysis; toys.

 

Autores

Monica Greggianin; Viviane Peçaibes de Mello; Leandro Miletto Tonetto e Filipe Campelo Xavier da Costa

Baixe o Arquivo Completo