Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O PENSAMENTO TORNADO VISÍVEL: O SURREALISMO DE MAGRITTE NO DESIGN GRÁFICO DE THORGERSON

RESUMO

O presente artigo tem como base a idéia de que a estética do design gráfico pós-moderno é o resultado da fusão de elementos e características de diversos movimentos artísticos precedentes. Nesse sentido, è possivel perceber a apropriação de elementos identitários das vanguardas artisticas em diversas mídias visuais, como é o caso da industria fonografica, onde pode-se destacar por exemplo as artes gráficas para capas de discos e posteres de bandas britanicas nos anos as quais em muito se percebia influencia do Art Nouveau. Caso semelhante é o trabalho de Storm Thorgerson, Designer gráfico especialista em capas de disco e que  parece transparecer em seu trabalho elementos do movimento Surrealista, em especial das obras de René Magritte. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa entre os trabalhos para capas de disco desenvolvidas pelo designer Storm Thorgerson e as obras do pintor surrealista Rene Magritte. Para isso foram selecionados trabalhos de ambos os autores e destacado as características do movimento surrealista presentes em suas obras, as quais apontam para uma possível dialogo.

Palavras-chave: design gráfico; René Magritte; Storm Thorgerson; Surrealismo

 

ABSTRACT

This article is based on the idea that the aesthetics of postmodern graphic design is the result of elements and features of several previous artistic movements’ fusion. In that sense, you can see the appropriation of identity elements of artistic vanguards in various visual media, such as the recording industry, which can highlight such graphic arts to albums and posters of British bands in the 60’s, which much was perceived influence of Art Nouveau. A similar case is the work of Storm Thorgerson, Graphic Designer expert in album covers, which seems to transpire in his work elements of the Surrealist movement, especially the works of René Magritte. Thus, this article aims to make a comparative analysis of the work for album covers designed by Storm Thorgerson and the works of surrealist painter Rene Magritte. For this work of both authors were selected and highlighted the characteristics of surrealist movement present in his works, which point to a possible dialogue.

Keywords: Graphic Design; René Magritte; Storm Thorgerson; Surrealism

 

Autores

Manoel Deisson Xenofonte Araujo e Adriana Barroso Botelho

Baixe o Arquivo Completo