Revista Educação Gráfica

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O IMPACTO DAS CORES E DAS FORMAS DE EMBALAGENS NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO / THE IMPACT OF PACKAGING COLORS AND SHAPES ON THE USER EXPERIENCE

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar alcances e limites da produção atual em pesquisa a respeito da influência de características formais – forma e cor – nas atitudes e comportamentos do usuário. Foram realizadas seis buscas no Portal de Periódicos da CAPES, por artigos revisados por pares e publicados nos últimos sete anos. Sessenta e nove artigos foram considerados relevantes, revelando a importância da compreensão acerca da percepção, principalmente sobre como formas e cores influenciam a maneira como os usuários percebem e interagem com os produtos. Os resultados apontam a relevância da projetação estratégica através do conhecimento acerca da influência da manipulação das variáveis das embalagens na experiência do usuário.

Palavras-chave: experiência do usuário; embalagens; forma; cor.

 

Abstract

The objective of the present study was to identify the scope and limits of current research production regarding the influence of formal characteristics – shape and color – on the user’s attitudes and behaviors. Six searches were conducted in the CAPES Journal Portal, by peer-reviewed articles published in English in the last seven years. Sixty-nine articles were considered relevant to the present study, which revealed the importance of understanding about perception, especially about how shapes and colors influence how users perceive and interact with products. The results point to the relevance of strategic designing through the knowledge about the influence of the manipulation of the packaging variables on the user experience.

Keywords: user experience; packaging; shape; color.

Autores

Valentina Marques da Rosa e Leandro Miletto Tonetto

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