Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ESPAÇO, O MOBILIÁRIO ESCOLAR E SEUS USUÁRIOS: O DESIGN ERGONÔMICO EM AÇÕES NA EDUCAÇÃO

Resumo
O presente artigo refere-se a resultados de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Design. A etapa de revisão bibliográfica, que se apresenta de modo conceitual, foi realizada a fim de basear as relações entre o design e a ergonomia com o objeto de estudo principal, que é o ambiente escolar. Esta pesquisa teve como objetivo analisar, in loco, os usuários da sala de aula do Ensino Fundamental I, de oito Escolas Estaduais situadas no município de Bauru (SP), abrangendo o comportamento físico de seus usuários com relação ao aspecto físico da “sala de aula” e todo seu contexto, ou seja, foram analisados o espaço, o layout e o mobiliário. Os resultados aqui apresentados abordam as características do comportamento físico de seus usuários em relação a sala de aula.
Palavras-chave: Usuários, Salas de Aula, Ergonomia, Design Ergonômico, Mobiliário, Ambiente Escolar.

Abstract
This article refers to results of a Master’s level research, which executed the review step it is pointing as conceptual mode, based on the relation of design and ergonomics with the school environment. This study aimed to analyze the classroom users of elementary school I, in public schools in the city of Bauru (SP), covering not only the physical aspect of “the classroom”, but all its context and relationships, as space, furniture and behavior of students users. The results presented address the physical characteristics and behavior in the classroom.
Keywords: Users, Classroom, Ergonomics, Ergonomic Design, Furniture and School Environment.

Autores

Marta Karina Leite José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo