Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ENSINO DE TENDÊNCIAS NO DESIGN DE MODA: UM ESTUDO APLICADO SOBRE ENTENDER A ANATOMIA DE UMA TENDÊNCIA POR MEIO DE SUA DESCONSTRUÇÃO

Resumo

O campo de estudo das tendências vem crescendo continuamente, tanto no contexto acadêmico quanto no contexto mercadológico. Apesar do interesse por estes estudos ter surgido no setor de moda, alguns cursos da área ainda não oferecem conteúdos direcionados especificamente ao estudo prático e/ou teórico sobre tendências. Este trabalho objetiva, assim, fomentar o ensino sobre tendências por meio da aplicação de um workshop realizado no curso de graduação em Design de Moda na cidade de Brusque, Santa Catarina, região que se destaca no país por sua indústria têxtil e de confecção. A proposta do trabalho foi dividida em uma parte teórica, realizada através de pesquisas bibliográficas, e de casos sobre a utilização bem-sucedida de tendências, seguida por uma parte prática com a proposição de atividades em grupo, com o intuito de desconstruir uma tendência a fim de compreendê-la melhor. As atividades foram finalizadas com a construção de moodboards sobre as tendências estudadas durante o processo.

Palavras-chave: pesquisa de tendências; moda; ensino.

 

Abstract

The field of trend studies has been growing continuously both on academic and market contexts. Although the demand for such studies first appeared on the fashion market, some fashion courses do not offer specific content for the study of trends, that being theory and/or practice. Thus, the present work aims the promotion of trends tutorship through the application of a workshop in a Fashion Design graduation course in the city of Brusque, Santa Catarina. The region where the city is located is very well known in Brazil by its textile and clothing industry. The workshop was divided into two parts being a) a theoretical part made through literature search and search of successful cases of trend usage and b) a practical part when group activities were proposed aiming the deconstruction of trends for their better comprehension. The activities were completed by the construction of moodboards for those trends previously studied in the workshop process.

Keywords: trend research; fashion; tutorship.

 

Autores

Clarissa Martins Alves; Irina Lopes Guedes e Luiz Salomão Ribas Gomez

Baixe o Arquivo Completo