Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA EM ESCOLAS DE ARQUITETURA BRASILEIRAS E AS FERRAMENTAS CAD

Resumo

A geometria descritiva em escolas de Arquitetura brasileiras configura-se tradicionalmente como disciplina que fundamenta os processos de se conceber e representar a forma arquitetônica. Nos últimos anos houve o surgimento de ferramentas digitais CAD e com estas há uma dinâmica de transformação nestes processos. Este artigo identifica a característica de modelagem tridimensional de algumas destas ferramentas CAD como principal indutora desta dinâmica por poder alterar o processo tradicional de projeto intermediado por projeções bidimensionais conjugadas (planta-vista) tão afeito à geometria descritiva. Explora possíveis interferências que estas mudanças poderiam inferir no ensino da geometria descritiva sem que esta disciplina deixe de cumprir o seu papel de fundamentar com conceitos geométricos as ferramentas de concepção e representação da forma. Por fim: aponta diretrizes a investigações futuras que sirvam de base a reformulações no ensino da geometria descritiva que além de considerar esta dinâmica e atender aos objetivos da disciplina: que se atenham a operar dentro de seu campo disciplinar.

Palavras-chave: geometria descritiva; ferramentas CAD; ensino de arquitetura.

 

Abstract

Descriptive Geometry, as taught in Brazilian Schools of Architecture, is the academic discipline which provides the basis for the process of conceiving and representing architectural form. Recent years have witnessed the emergence of digital CAD tools, leading to a dynamic transformation of conception/representation processes. This paper focuses on the role in this dynamic transformation of the three-dimensional modeling used in many CAD tools.  Three-dimensional modeling has the potential to significantly alter traditional design processes, which rely heavily on two-dimensional projection (plan-view).   The author explores the possible impact of these changes on academic descriptive geometry whilst emphasizing the continuing role of this discipline as the cornerstone of the teaching of geometric concepts and the representation of form.  The author concludes by suggesting guidelines for possible reformulation of the teaching of descriptive geometry and outlining further potential lines of investigation to be pursued in order to facilitate the adaptation of the discipline to the new dynamics whilst ensuring that it continues to perform its core functions within its prescribed academic scope.

Keywords: descriptive geometry; CAD software; architectural education.

 

Autores

Raphael Marconi e Maria Angela Dias

Baixe o Arquivo Completo