Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DOGMATISMO NA APLICAÇÃO DAS CORES EM PRODUTOS DE DESIGN

Resumo

Com foco na área de Design, este artigo propõe a reflexão sobre o uso dogmático das prescrições decorrentes dos estudos de Psicologia da Cor. Trata-se do conceito de dogmatismo epistemológico, no campo filosófico, e das relações decorrentes de estudos e experiências realizadas sobre os aspectos psicológicos da percepção das cores. Também, observa-se a aplicação das cores em produtos de Design, com base nas prescrições propostas pelos estudos de Psicologia da Cor. Assim, sem desconsiderar os resultados positivos das experiências científicas sobre a percepção humana das cores, considera-se inadequada a adoção dogmática ou indiscriminada de prescrições gerais e apriorísticas no uso das cores em produtos de Design. Além dos critérios técnico-normativos, que são obrigatórios na aplicação das cores em certos produtos, a sensação e a significação das cores são também influenciadas pelo contexto de aplicação, dependendo das características do observador, do produto e do ambiente de percepção. Por exemplo, é comum o predomínio das cores azul ou verde nas embalagens que acondicionam água para distribuição comercial, todavia, as embalagens de água da marca Bonafont são produzidas e oferecidas na coloração laranja.

Palavras-chave: psicologia da cor; epistemologia; design de embalagem.

 

Abstract

Focusing on the Design field, this article proposes a reflection upon the dogmatic use of Color Psychology guidelines. That is the epistemological dogmatism concept, in the philosophical field, and the relationships resulting from studies and experiments on the psychological aspects regarding color perception. Furthermore, the color application in design products was observed, based on the requirements proposed by Color Psychology studies. Thus, not ignoring the positive results of scientific experiments on human color perception, the dogmatic or indiscriminate adoption of general guidelines in the color application in product designing is considered inappropriate. Besides the technical and normative criteria, required in applying colors to certain products, the feeling and meaning assinged to colors are influenced by the aplication’s context, as well as by characteristics of both observer and product, plus the perception of the enviroment. For example, the colors blue or green are one of the most common choices in water bottle’s packing, for commercial distribution. However, water bottles branded Bonafont are produced and offered in orange color.

Keywords: color psychology; epistemology; packaging design.

Autores

Hamilton Garcia Nogueira, Katielen Bissolotti, Richard Perassi Luiz de Sousa e Alice Theresinha Cybis Pereira

Baixe o Arquivo Completo