Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESIGNER COMO PESQUISADOR: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DA PESQUISA APLICADA AO DESIGN DE PRODUTOS

Resumo
A temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de idéias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica – Portal de Valores – referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.
Palavras-chave: Design. Pesquisa. Metodologia. Projeto. Produto.

Abstract
The purpose of this work is mainly about research and its relationship with design. Beginning through a theoretical (definitions, concepts) and practical (method and methodologies) approaches, a proposal for the designer to assume a different role as a researcher is done, looking for relevant informations during the project development. Through a field research, could be analyzed the research applied in the project of products (academically and professionally) and how it can contribute for the formation of the design knowledge. This knowledge can be acquired through this research and can be applied in design practical as a possibility to generate creative solutions. This work presents too how the research participates in the products projects, what is its importance and how it can contribute for the formation of the repertoire of designer, making possible and facilitating the development of ideas. As result of this reflection, a new methodological approach is presented – Portal of Values – referring to the stage equivalent to the research in the project development , where are proposed phases and techniques to guide the process of searching and analysis of the applied information to design field.
Keywords: Design. Research. Methodology. Project. Product.

Autores

Cláudia Alquezar Facca Ana Mae Barbosa

Baixe o Arquivo Completo