Revista Educação Gráfica

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O DESIGN E O PRODUTO: PARÂMETROS PROJETUAIS PARA O PLANEJAMENTO DE JOGOS GEOMÉTRICOS PRÉ-ESCOLARES

Resumo
Os jogos educativos são responsáveis por parte da informação absorvida pela criança, pois
respeitam o tempo de aprendizagem pessoal, dando possibilidade de experimentação e
conseqüentemente, contribuindo para a retenção do conhecimento adquirido de maneira
espontânea. No entanto, a relação entre estímulo e a recepção/resultado nem sempre é o
esperado. De um lado têm-se os pedagogos portadores do conhecimento e do conteúdo
necessário para a formação infantil, mas que encontram dificuldades para torná-los atrativos.
Do outro, tem-se as crianças que acabam não absorvendo o conceito por completo; muitas
vezes, por falta de planejamento do produto, elas acabam se desinteressando pelo jogo, não
desenvolvendo capacidades cognitivas planejadas com o uso deste. Partindo da importância
que os jogos têm na formação infantil, o presente trabalho pretendeu analisar e selecionar
jogos educativos existentes nas pré-escolas, calcado na exploração da linguagem a partir dos conhecimentos e habilidades do design. Buscou-se, em particular, investigar jogos
especificamente direcionados ao estímulo de conceitos geométricos e assim, definiram-se
parâmetros que devem ser observados durante o planejamento do produto.
Palavras-chave: Jogos educativos, Design e Geometria

Abstract
Educational games are responsible for part of the information assimilated by the child,
because these games respect the individual learning time, enabling experimentation and,
consequently, being an accessory to retain the acquired knowledge spontaneously. However, the analogy between stimulus and reception/result is not always the expected. On the one hand, there are the pedagogues, bearing the knowledge necessary to the children’s development. On the other hand, are the children, who cannot completely assimilate the concept, commonly because of lack of planning on the product. After all, the children become not interested in the game, without developing the expected cognitive abilities planned for the product. Whereas the importance of the games on children’s development, this work aimed to analyze and select educational games presented on the preschool, based on the language exploration from the Design’s knowledge and skills. Specifically, the research intends to investigate games targeted to stimulate geometric concepts, and so, to describe parameters that must be observed during the product planning.
Keywords: Educational games, Design and Geometry

Autores

Daniela de Cássia Gamonal Marcato Roberto Alcarria do Nascimento

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