Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESIGN DE MODA E O DESENVOLVIMENTO DOS CALÇADOS FEMININOS DO POLO DE FRANCA-SP

Resumo

Esta pesquisa contextualiza os calçados femininos e seus processos de design, incluindo o criativo, no polo de Franca, interior do Estado de São Paulo, por meio de uma pesquisa e reflexão de conceitos relacionados ao design, design de moda e calçados, desenvolvidos a partir de levantamento documental, referências bibliográficas, pesquisas iconográficas e estudos de caso. O artefato calçado é abordado como elemento de cultura material; contextualizando o polo a partir de referências históricas sobre sua produção e investigou-se, utilizando de técnicas qualitativas e abordagem comparativa, sobre os processos criativos adotados por indústrias brasileiras para se pensar o desenvolvimento de calçados em Franca. A partir desse contexto, partiu-se para uma reflexão sobre a visão local a respeito do design, apresentando as perspectivas do ensino local e o desenvolvimento de calçados. O resultado dessa pesquisa apontou a necessidade de utilizar novas referências e novos processos criativos para a concepção de calçados inovadores e autorais, além de uma valorização e fomentação de conhecimentos, por meio da formação continuada dos designers locais e um efetivo envolvimento por parte de instituições de pesquisa e ensino, empresários e designers para o desenvolvimento de calçados que destaquem a produção local.

Palavras- chave: design, calçados femininos, processo criativo, polo de Franca

 

Abstract

This research contextualizes the women´s shoes and their design processes, including the creative, the pole of Franca, at the State of São Paulo, through a research and reflection of concepts related to design, fashion and footwear design, developed through analysis of documents, references, iconographic research and case studies. The artifact footwear is approached as an element of a material culture, contextualizing the pole from historical references to their production and investigation using qualitative techniques and comparative approach on the creative processes adopted by Brazilian Industries to realize about the development of footwear in Franca. By this context, we decided to reflect on the local view about the design, presenting the perspectives of local education and development of footwear. The result of this survey indicates the need for new standards and new creative processes for design innovating footwear and copyrights, as well as fostering an appreciation and knowledge, through the ongoing training of local designers and an effective involvement by institutions of research and teaching, managers and designers to develop shoes that emphasize local production.

Keywords: design; footwear; creative process; pole of Franca.

 

Autores

Natalie Rodrigues Alves Ferreira

Baixe o Arquivo Completo