Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESIGN COMO VEICULADOR DA CULTURA DE UM LUGAR

Resumo

Este texto tem como objetivo destacar a importância do método do projeto em design na criação de produtos capazes de expressar a cultura dos lugares a que estão associados. O forte relacionamento que, às vezes, existe entre o ato do projeto em design e a cultura do lugar pode ser entendido como uma oportunidade fundamental no desenvolvimento de produtos, beneficiando quer o produto quer o contexto cultural de referência. Uma ação de projeto culturalmente conotada pode começar no contexto artesanal, transformando-se na diferenciação cultural capaz de proporcionar identidade ao produto. Desta forma, a produção artesanal poderá garantir as qualidades tangíveis referentes a instrumentos prováveis – como os materiais, as técnicas aplicadas – e as qualidades intangíveis provenientes da cultura material  e das várias conexões a que está associada. O processo de um projeto orientado para alunos de um curso de Design permite que os estudantes e futuros designers entendam a importância de uma leitura aberta e transversal da componente cultural. Uma ação metodológica assente na análise e na avaliação da cultura permite a estruturação de uma estratégia eficaz, promovendo e valorizando o patrimônio cultural de um determinado lugar.

Palavras-chave: design; artesanato; cultura do lugar; sustentabilidade.

 

Abstract

This text aims to show the importance of the method in the project design to create products capable of expressing the culture of the places to which they are associated. The strong relationship that sometimes exists between the act of the project design and the culture of the place can be understood as an important opportunity to develop products, benefiting the product as well the cultural reference. A project action culturally connoted can get the context craft, becoming the cultural differentiation can provide identity to the product. Thus, the craft production can ensure the tangible qualities likely related instruments – like materials, the techniques used – and intangible qualities from the material culture and the various connections that are associated with. The process-oriented design to students of a course design allows students and future designers understand the importance of an open reading frame and cross-cultural component. Action methodology based on the analysis and evaluation of culture allows the structuring of an effective strategy, promoting and enhancing the cultural heritage of a particular place.

Keywords: design; craft; local culture, susteinability.

 

Autores

Ermanno Aparo e Liliana Soares

Baixe o Arquivo Completo