Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O CONSUMO MAKER: TECNOLOGIA DIGITAL E IMPRESSÃO 3D / THE MAKER CONSUMPTION: DIGITAL TECHNOLOGY AND 3D PRINTING

Resumo

Este artigo aborda a identificação do perfil do consumidor maker e o uso das tecnologias digitais com a impressão 3D. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva da aplicação da impressora 3D disponibilizados nas mídias digitais e pesquisa de campo. Os resultados indicam que o consumidor maker tem atitudes personificadas e busca consumir produtos criados para ele. A impressão 3D permite a obtenção de protótipos nas fases iniciais do projeto e rapidez na fabricação. O resultado do estudo de caso mostrou que a empresa foco do estudo de caso é contratada para realizar a impressão de projetos desenvolvidos por clientes, além da venda das impressoras, materiais, treinamentos e consultorias.

Palavras-chave: Impressoras 3D; Maker; Tecnologia Digital.

 

Abstract

This article presents an approach in identifying the maker consumer profile and the use of digital technologies and 3D printing. Data was obtained through an exploratory research and with the description of examples of the application of 3D printing available in digital media. The results indicate that the maker consumer has personified attitudes and desires to consume products made for him. 3D printing allows obtaining prototypes in the early stages of the project and speed during manufacture. The results of the case study showed that the company that was the focus of the case study is hired to perform printing projects developed by clients in addition to the sale of printers, materials, training and consulting.

Keywords: 3d printers; Maker; Digital Technology.


 

 

 

Autores

Giorgio Gilwan da Silva, Luiz Salomão Ribas Gomez e Marilia Matos Gonçalves

Baixe o Arquivo Completo