Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta para a utilização da ferramenta denominada aqui de “Nivelamento Visual”, aplicada como etapa projetual da metodologia do design aplicado, neste trabalho exemplificada para projetos de desenvolvimento de embalagens. O caso aqui apresentado demonstra o uso de uma nova etapa inserida no fluxo metodológico da prática do design como estratégia para melhorar o entendimento, por parte do designer, das intenções e objetivos visuais do cliente em relação aos resultados de um projeto gráfico. De qualquer forma, entendendo que como o resultado de um projeto de design é recorrentemente um resultado visual, esta ferramenta pode ser replicada para outras áreas (design de ambientes, produtos, etc). O objetivo com a aplicação da ferramenta é dar respaldo ao trabalho do designer como complementação à etapa de briefing e garantir melhores chances de acerto no desenvolvimento de um projeto, tentando assim melhorar o diálogo entre designers e clientes, e possivelmente reduzir recusas e/ou a quantidade de refazimentos de projetos por dificuldade em transformar informações textuais do briefing em resultados visuais adequados.
Palavras-chave: design, nivelamento visual, embalagem, ferramenta projetual.
Abstract
The present paper shows a proposal for the use of a tool here called “Visual Leveling”, applied as a design project stage, in this particular case exemplified for the development of a package design project. The case presented in this work shows how the use of a new project stage introduced in the design methodological flow for praxis as a strategy to improve the acknowledgement, by the designer, of the client´s intentions and visual objectives concerning the results of a graphic project, however as a result of a design project is frequently visual, it can be replicated to other fields. The application of the tool aims to provide support to the designer´s work as a way to complement the briefing stage and guarantee better chances of achieving an adequate result of a design project. Thus, trying to better improve the dialogue between designers and clients, and possibly reduce refusals and/or the amount of remaking of projects due to difficulties in transforming the Briefing´s textual information into adequate visual results.
Keywords: design, visual leveling, package, project tool.
Autores
Lia Paletta Benatti e André Carvalho Mol Silva
Baixe o Arquivo Completo