Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

NÍVEIS DE AFFORDANCE EM INTERFACES CUSTOMIZÁVEIS DE BAIXA COMPLEXIDADE

Resumo

Cada vez mais, produtos se tornam únicos nas mãos de seus usuários. A customização se faz presente em diversas formas, seja em serviço, em produtos tangíveis e digitais, assim como em diversas possibilidades, integrando uma cadeia produtiva, uma personalização de interface ou em meios de customização em massa. Nesse contexto, o presente artigo visa apresentar os níveis de affordance percebidos em interfaces destinadas a customização. Para tal, a pesquisa parte de uma fundamentação sobre as características de customização e níveis de affordance para, em seguida, apresentar uma abordagem metodológica exploratória, aplicada e prospectiva em que adotou-se a ferramenta de focus group a fim de chegar aos objetivos propostos neste estudo. Dois produtos customizáveis da marca Imaginarium de Florianópolis, SC, foram analisados sob quatro níveis de affordance e sob as três funções de design definidas por Norman (2008). Os resultados indicaram que as affordances são mais perceptíveis no eixo comportamental, pela sua relação de existência e uso.

Palavras-chave: customização; affordance; interface; baixa complexidade; focus group.

 

Abstract

Increasingly, products become unique in the hands of its users. The customization is present in several forms, either in service, tangible and digital products, as well as several possibilities, integrating a supply chain, a customization interface or means of mass customization. In this context, the research of a theoretical approach based on the characteristics and levels of customization to affordance, then this article presents the levels of perceived affordances in interfaces designed to customization. To do this, from an exploratory methodology, and applied prospectively adopted the tool focus group in order to reach all the goals proposed in this study. Two customizable products Imaginarium of Florianópolis, SC, mark were analyzed under four levels of affordances and under the three design functions defined by Norman (2008). The results indicated that affordances are most noticeable in the behavioral axis, its relationship to existence and use.

Keywords: customization; affordance; interface; low complexity; focus group.

Autores

Diego Piovesan Medeiros; Berenice Santos Gonçalves e Marilia Matos Gonçalves3

Baixe o Arquivo Completo