Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MUNDO DE TOPIA: TRAJETÓRIA DE EXPERIMENTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TRAILER DE ANIMAÇÃO INSPIRADO EM FOLCLORE NACIONAL / TOPIA WORLD: BRAZILIAN FOLKLORE INSPIRED ANIMATION TRAILER PRODUCTION EXPERIMENTATION ROUTE

Resumo

No contexto atual de consumo de produções estrangeiras de animação, o estudo visa discutir o material necessário para o desenvolvimento de uma série animada, tendo como base o folclore brasileiro. Assim, espera-se proporcionar uma atualização do tema no imaginário popular. Para tanto, é descrita a trajetória de produção de um trailer para uma série fictícia, intitulada Alexia no mundo de Topia, permitindo a sua experimentação, documentação e discussão acerca do processo. Neste sentido, são apresentadas as principais etapas de desenvolvimento, incluindo a sua idealização, criação de estratégias de produção, desenvolvimento de roteiro e animação, até a sua finalização em pós-produção. Destaca-se que a principal contribuição da pesquisa se destina aos grupos interessados no tema de animação em cursos de Design e áreas afins, que no Brasil frequentemente não encontram cursos especializados em instituições públicas federais, que promovem uma formação mais ampla em âmbito de bacharelado.

Palavras-chave: animação; folclore; narrativa; design.

 

Abstract

This study aims to discuss the necessary material for the development of an animated series trailer based on the Brazilian folklore. Thus, we hope to contribute to its expansion by updating the popular imagination about the theme. Therefore, the production process of a fictional series trailer is described, allowing its experimentation, documentation and discussion. In this sense, the main stages of the development process are presented, including its idealization, production strategies, script development, animation and post-production. We highlight that the main contribution of this study occurs to those interested in the animation topic in Design courses and related areas, that in Brazil often do not find specialized training in federal institutions, focused on a broader education in the context of bachelor’s degrees.

Keywords: animation; folklore; narrative; design.

Autores

Ana Clara Sousa de Matos, Stephanie Arcas Conceição e Tiago Barros Pontes e Silva

Baixe o Arquivo Completo