Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MÉTODO DE ENSINO DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO PARA GRADUANDOS EM ARQUITETURA E URBANISMO / TEACHING METHOD OF OBSERVATIONAL DRAWING TO UNDERGRADUATE STUDENTS IN ARCHITECTURE AND URBAN PLANNING

Resumo

O artigo se dedica a apresentar a avaliação de um método proposto para o ensino do desenho de observação para graduandos do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. O estudo exploratório de abordagem qualitativa utilizou como instrumento de avaliação e análise, os desenhos realizados pelos alunos regularmente matriculados na disciplina de Oficina de Desenho I, realizados antes e após o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Dos vinte alunos regularmente matriculados, dezoito finalizaram o semestre com êxito, sete já haviam cursado algum tipo de disciplina de desenho e foram, portanto, descartados deste estudo; quatro não realizaram o exercício prévio opcional solicitado e apenas sete concluíram efetivamente a avaliação com participação em todas as atividades, um terço do total de alunos da disciplina, pouco mais de a metade dos alunos elegíveis para a pesquisa (sete de onze).  Os resultados demostraram grande evolução no aprendizado da representação gráfica nos critérios de enquadramento, perspectiva e proporção e sombreamento.

Palavras-chave: desenho de observação; representação gráfica; ensino.

 

Abstract

This paper is dedicated to present the evaluation of a proposed method to teach observational drawing for undergraduate students of the first semester of the graduation in Architecture and Urban Planning. The exploratory study of qualitative approach, used as tool for evaluation and analysis, the drawings made by students enrolled in the topic Drawing Workshop I, performed before and after the development of the teaching / learning process. From the twenty students enrolled, only eighteen successfully completed the semester, seven had already taken some kind of drawing subject and were therefore discarded from this study; four did not perform the optional prior exercise requested and only seven effectively completed the evaluation with participation in all activities (one third of all students enrolled in the subject, just over half of the eligible students for research (seven out of eleven). The results show great progress in learning the graphical representation in criteria of framing, perspective and proportion and shading.

Keywords: observational drawing; graphic representation; education.


 

 

Autores

Vanessa Casarin

Baixe o Arquivo Completo