Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MATERIALIDADE/SUPORTE: PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE SENTIDOS

Resumo

Em paralelo à história das artes pode-se traçar especificamente a trajetória de experimentos com os meios de expressão nas artes visuais, englobando os aspectos históricos e sociais, as motivações dos artistas em relação às experimentações com determinados materiais e suportes de acordo com as influências de seu tempo, e a materialidade como um dos territórios da arte. O assunto é abrangente. Traçar esta história é importante, mas também envolve complexidade, pois a arte encontra-se em constante desenvolvimento, acompanhando os progressos da ciência e das tecnologias. Os objetivos deste artigo são: realizar uma síntese de suas abordagens, sugerir conexões para que se possa ter uma melhor compreensão da relação entre materialidade e produção artística no ensino da arte. Será apresentado o percurso de experimentações em relação a materiais e suportes, que demonstram as influências sociais no uso de determinados meios na produção artística. A ênfase do artigo incide sobre o período da arte moderna e nas vanguardas artísticas, que ilustram a desconstrução dos suportes tradicionais.

Palavras-chave: suportes; materialidade; (re) interpretação; arte-educação.

Abstract

In parallel to the history of arts, it can be specifically traced the trajectory of experiments with ways/medias of expressions in visual arts, compassing the historical and social aspects, the artists motivation related to experiments with certain materials and medias according to their time influences, and the materiality as one of arts territory. The subject is wide and tracing this history is considered great importance, but it also involves complexity, because it is in constant development along with progress of science and technology. The aims of this article are realize a synthesis of their approach, suggest connections in order to get a better understanding in the relation between materiality and

artistic production on the teaching of art. It will be presented the course of experiments comparing to the materials and medias, showing the social influences in the use of certain medias in the artistic production. The emphasis is concentrated in the period of modern art the artistic vanguards that illustrate the deconstruction of traditional medias.

Keywords: medias, materiality, (re)interpretation, art education

Autores

Sônia de Brito Regilene Sarzi Ribeiro Juliana Cristina Brandt

Baixe o Arquivo Completo