Revista Educação Gráfica

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MARCAS GRÁFICAS: EVOLUÇÃO ESTÉTICA E SENSORIALIDADE / GRAPHIC BRANDS: AESTHETIC EVOLUTION AND SENSORIALITY

Resumo

No presente texto apresenta-se a marca gráfica como campo de estudo de diferentes áreas, como design, marketing, administração e direito. A marca atua como um instrumento de identificação, distinção e representação de organizações, sendo composta por uma parte sensorial, tangível ou perceptível, e por outra parte intangível, que envolve sentimentos e ideias. O estudo traz um breve percurso histórico pelo desenvolvimento dos símbolos gráficos, pontuando as diferenças entre as estéticas heráldica, naturalista e modernista. Também indica como estas transformações históricas no uso das marcas puderam ser visualmente percebidas na apresentação das marcas gráficas ao longo do tempo. Destacam-se ainda, no decorrer do texto, os conceitos de funcionalidade, simbolismo e sensorialidade, incluindo aí o skeumorfismo e o flat design. Por fim, foram ainda indicadas as características que tendem a configurar uma estética das marcas gráficas na era digital, notando-se a ênfase destas deslocada da racionalidade simbólica para a sensorialidade e a expressividade estética.

Palavras-chave: marca gráfica; teoria; história; linguagem visual.

 

Abstract

This text focuses brands as a field of study in different areas such as design, marketing, management and law. The brand acts as an organizing tool identification. It consists of a sensory part, tangible and other intangible part that involves feelings and ideas. The study makes a historical journey through the development of graphic symbols, punctuating the differences between the aesthetic heraldry, naturalist and modernist. It also shows the changes that can be visually perceived in the presentation of brands over time. The concepts of functionality, symbolism and sensuousness, including skeuomorphism and flat design are highlighted. Finally it seeks to identify the characteristics that tend to an aesthetic of graphic marks in the digital age.

Keywords: graphic brands; history and teory; visual language.

Autores

Richard Perassi Luiz de Sousa, Israel de Alcântara Braglia e Gisele Baumgarten Rosumek

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