Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MANUAL GRÁFICO: RECOMENDAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A TERCEIRA IDADE / GRAPHIC MANUAL: RECOMMENDATIONS FOR THE CONSTRUCTION OF DIDACTIC MATERIALS FOR THIRD AGE

 

Resumo

O presente artigo apresenta o desenvolvimento do Manual Gráfico que propõe recomendações para a produção dos materiais didáticos da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI. O manual surgiu como desdobramento de uma pesquisa de mestrado que objetivou identificar características anatômicas tipográficas que facilitassem o reconhecimento das letras por discentes idosos. Durante a pesquisa constatou-se que não havia o cuidado com a produção destes artefatos de ensino, os mesmos apresentavam problemas quanto ao uso da tipografia e dos elementos gráfico-visuais. Assim, foi realizado um levantamento de estudos em design gráfico que propuseram recomendações para a produção de peças gráficas instrucionais destinadas a idosos ou pessoas com baixa visão. Auxiliados por estas pesquisas estruturou-se o manual para servir de suporte técnico em tipografia e composição visual para os profissionais que confeccionam os materiais educacionais da UNITI. No tocante, a proposta do manual busca a construção de materiais didáticos que dialoguem com as limitações visuais dos discentes da terceira idade e possibilite um processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz, uma vez que, a educação tem ajudado a ressignificar o envelhecimento para os idosos

Palavras-chave: design gráfico inclusivo; manual gráfico; materiais didáticos; terceira idade; UNITI.

 

Abstract

This paper presents the development of the Graphic Manual that proposes recommendations for the production of teaching materials at the Integrated University of the Third Age – UNITI. The manual emerged as a result of a master’s research that aimed to identify typographic anatomical characteristics that facilitate the recognition of letters by elderly students. During the research it was found that there was no care with the production of these teaching artifacts, they had problems with the use of typography and graphic-visual elements. Thus, a survey of studies in graphic design was carried out, which proposed recommendations for the production of instructional graphic pieces for elderly people or people with low vision. Aided by these researches, the manual was structured to serve as technical support in typography and visual composition for the professionals who make UNITI’s educational materials. Regarding the proposal of the manual seeks the construction of teaching materials that dialogue with the visual limitations of seniors and enable a more efficient and effective learning process, since education has helped to give new meaning to aging for the elderly.

Keywords: inclusive graphic design; graphic manual; didactic materials; elderly; UNITI.

Autores

Arthur José Silva Marques, Cassia Cordeiro Furtado e Lívia Flávia de Albuquerque Campos

Baixe o Arquivo Completo