Revista Educação Gráfica

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JOHN RUSKIN: ARTE E INDÚSTRIA NO BRASIL

Resumo
O objetivo de John Ruskin foi demonstrar uma teoria da percepção que associou uma concepção de natureza com pintura, arquitetura e econômica política. O enfoque é a visão que faz associações entre elementos dispares. Ver para Ruskin é refletir. Desta forma os elementos da natureza se submetem a um tipo de relacionamento no qual um existe em função do outro formando uma cadeia natural de ajuda mútua. O ensino do desenho é o elemento central desta proposta. Durante a Revolução Industrial ocorrido no século XIX o ensino do desenho foi utilizado como uma política industrial. No Brasil não foi diferente. Quando D. João VI veio para o Rio de Janeiro trouxe a Missão Artística Francesa para fundar uma escola de desenho. Em 1856 surgiu o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e alguns anos mais tarde a Reforma do Ensino Primário de Rui Barbosa. Queriam transformar o Brasil em um país industrial. Rui Barbosa utilizou-se da teoria estética de John Ruskin para fundamentar a proposta de Reforma do Ensino Primário e justificar o ensino de desenho do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Palavras-Chaves: Arte, Teoria da Percepção, Revolução Industrial no Brasil.

Abstract
John Ruskin´s goal was a perception theory that associated nature with painting, architecture and political economy. A vision that makes associations is what Ruskin considered as a thinking process. The natural elements maintain a certain type of relationship between each other based on the dependence of one another forming what Ruskin called a natural network. During the nineteenth century in the Industrial Revolution the teaching of design was considered an industrial policy. In Brasil it was not different. D. João VI brought to Rio de Janeiro the French Artistic Mission to make a design school. In 1856 appeared the Arts and Crafts School and later the Elementary School Reform by Rui Barbosa. They wanted to transform Brail in to an industrial country by using the teaching of design as a policy. Rui Barbosa used some of John Ruskin´s theory to construct his Elementary School Reform project and also to explain the teaching of design in Rio de Janeiro´s Arts and Crafts School.
Keywords: Art, Perception theory, Industrial Revolution in Brazil.

Autores

Cláudio Silveira Amaral

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