Revista Educação Gráfica

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JOGO DIGITAL EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA / EDUCATIONAL DIGITAL GAME FOR CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER

Resumo

Este artigo objetiva estudar a possibilidade do uso de jogos digitais como recursos complementares no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fundamentando-se em um programa de tratamento multidisciplinar. Para isso, apresenta-se a questão do autismo por meio da definição de suas características, de possíveis intervenções e ao explorar a educação de crianças com TEA no cenário brasileiro. Conceitua-se tecnologia assistiva, traçando um paralelo entre o autismo infantil e a tecnologia assistiva digital. Apresenta uma breve introdução sobre jogos digitais para então investigar seus papéis no processo de ensino-aprendizagem. Como produto dessa investigação, construiu-se um jogo digital utilizando duas metodologias diferentes que exploram tanto a intervenção terapêutica no autismo, como o design de jogos para construção de artefatos lúdicos, incorporando diretrizes educacionais elaboradas pelo Estado brasileiro. Houve então realização de testes e discussão de resultados para validação de sua eficácia no processo de inclusão de crianças com TEA dentro do contexto educacional.

Palavras-chave: autismo; jogos digitais; educação; tecnologia assistiva; inclusão.

 

Abstract

This article aims to study the possibility of using digital games as complementary resources to the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on a multidisciplinary treatment program. To this end, it addresses the issue of autism through the definition of its characteristics, possible interventions and by exploring the education of children with ASD in the Brazilian scenario. It does conceptualize assistive technology, drawing parallels between the autism in children and the digital assistive technology. Presents a brief introduction about digital games to further investigate their roles in the teaching-learning process. As a product of this investigation, we built a digital game using two different methodologies which do explore the therapeutic intervention on autism as well as the game design for building playful artifacts, embedding educational guidelines from the Brazilian government. We performed tests and their discussed their results to validate its efficiency in the process of inclusion of children with ASD in the educational context.

Keywords: autism; digital games; education; assistive technology; inclusion.

Autores

Israel Lucas Sousa Silva e Márcio James Soares Guimarães

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