Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL PARA O DESIGN: UMA PEDAGOGIA / INTRODUCTION TO VISUAL LANGUAGE FOR DESIGN: A PEDAGOGY

Resumo

O artigo apresenta uma proposta para um curso de introdução à linguagem visual para o design, elaborada/aplicada na Esdi Escola de Design da UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos períodos de 1998 a 2007; e de 2017 até hoje. Inicialmente é apresentado o conceito pedagógico introdução à linguagem visual para o design, com a indicação de alguns marcos relativos ao seu surgimento e à sua permanência. São em seguida indicadas as referências teóricas das áreas da linguística – envolvendo conceitos de Saussure, Benveniste e Barthes – e da filosofia de Peirce, às quais se recorreu visando lidar com aspectos gerais e particulares da linguagem visual. A estrutura e a dinâmica da proposta são descritas a seguir. O artigo termina com considerações gerais e a conclusão.

Palavras-chave: linguagem visual; ensino de design; design de comunicação

 

Abstract

The article presents a proposal for a course of introduction to visual language to design, elaborated/applied at Esdi – Design School of UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, in the periods from 1998 to 2007; and from 2017 till today. Initially, the pedagogical concept introduction to visual language for design is presented, with the indication of some milestones related to its emergence and its permanence. After that comes the indication of theoretical references in the areas of linguistics – involving concepts by Saussure, Benveniste and Barthes – and of Peirce’s philosophy, which were used to deal with general and particular aspects of visual language. And then the structure and dynamics of the proposal are described. The article ends with general remarks and the conclusion.

Keywords: visual language; design learning; communication design

 

Autores

Washington Dias Lessa

Baixe o Arquivo Completo